Estágio de pós-doutoramento de Vera Lúcia Lopes Cristóvão

Vera Lúcia Lopes Cristóvão, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), realizará um estágio pós-doutoral no CIDTFF, no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, entre 24 de janeiro e 24 de julho, sob a supervisão das investigadoras Luísa Álvares Pereira e Inês Cardoso (CIDTFF).

A investigação em desenvolvimento intitula-se “Divulgação Científica nas Ciências da Linguagem”, e tem como principais objetivos: i) construir um modelo didático de géneros  de Textos de Divulgação Científica (TDC) na grande área da Linguística e subárea da Linguística Aplicada; ii) mapear TDC , usando as medias podcasts, blogs e vídeos para o YouTube, evidenciando seus elementos constitutivos para disseminação das ciências da linguagem; e iii) analisar resultados iniciais do consumo de TDC  (de podcasts, blog e vídeos) por estudantes e por professores da Educação Secundária/Ensino Médio em Portugal e no Brasil. Pretende-se contribuir com os TDC para sensibilização às Ciências da Linguagem.

Durante a estadia de 3 meses, a investigadora estará envolvida com procedimentos relativos aos três objetivos, com análises de dados e escrita dos artigos que serão submetidos a periódicos brasileiros e portugueses.

Estágio de doutoramento de Emmy Gonzaléz Lillo

Emmy González Lillo, doutoranda do Programa de Doctorado en Traducción y Ciencias del Lenguaje da Universitat Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha), estará no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, em estágio internacional entre 1 de fevereiro e 30 de abril, sob a supervisão das investigadoras Luísa Álvares Pereira e Inês Cardoso (CIDTFF).

A estadia com duração de 3 meses será dedicada ao desenvolvimento de tarefas relacionadas com o projeto de doutoramento intitulado “Collaborative writing: online text production by an undergraduate team”, nomeadamente:

1. a realização de uma revisão bibliográfica de crenças sobre escrita colaborativa online e implementação da metodologia “Problem-Based Learning”;

2. a análise das percepções dos estudantes e professores sobre o processo de escrita colaborativa e a construção de questões de investigação;

3. e o planeamento e implementação de uma sequência pedagógica que resolva as dificuldades dos estudantes quando produzem um texto colaborativo online no âmbito da Problem-Based Learning.

Livro sinaliza ensino da língua portuguesa no vasto Canadá

(fonte: Notícias ao Minuto)

O ensino e aprendizagem da língua portuguesa no Canadá são retratados num livro que pretende “congregar investigação muito dispersa” num “território canadiano muito vasto”, disse à agência Lusa um dos autores da obra.

“Não há ainda muita investigação especificamente na área do português. Era importante congregar os contributos que já existem, não só pelo avanço da área especificamente no português, mas também pelo contributo para o ensino de segundas línguas, estrangeiras, línguas de herança”, afirmou Inês Cardoso.

ler notícia completa

Comunidade escolar de Ovar partilhou “Histórias da minha família” no Museu Júlio Dinis

(fonte: ETC e TAL jornal)

Decorreu no dia 4 de junho no auditório do Museu Júlio Dinis em Ovar a apresentação dos trabalhos elaborados pelos alunos de diferentes ciclos de ensino do Agrupamento de Escolas de Ovar (AEO) no âmbito do projeto coordenado por Rosa OliveiraHistórias da minha família”, que reuniu docentes e familiares das crianças participantes através de atividades desenvolvidas durante o ano letivo.

Um projeto “diferente”, como realçou a Vereadora da Educação do Município de Ovar, Ana Cunha, que disse estar a acompanhar há um ano, e “hoje viemos ver o seu desenvolvimento”, manifestando-se por isso feliz por este envolvimento da comunidade escolar e educativa.

ler notícia completa