Livros

Ana Luísa Oliveira, Fernanda Reigota, Margarida Silva, Teresa Ferreira (Colaboradora: Inês Cardoso) (2013). Manual do Aluno. Português – 12.º ano de escolaridade. Projeto – Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste. Cooperação entre: Ministério da Educação de Timor-Leste, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Fundação Calouste Gulbenkian, Universidade de Aveiro.

Ana Luísa Oliveira, Fernanda Reigota, Margarida Silva, Teresa Ferreira (Colaboradora: Inês Cardoso) (2013). Guia do Professor. Português – 12.º ano de escolaridade. Projeto – Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste. Cooperação entre: Ministério da Educação de Timor-Leste, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Fundação Calouste Gulbenkian, Universidade de Aveiro.

Luísa Álvares Pereira e Inês Cardoso (Coord.) (2013). Actividades para o ensino da língua: produção escrita. Cadernos 3/Protextos. Aveiro: Universidade de Aveiro (c/ CD-ROM), 162 pp. (ISBN: 978-972-789-383-6).

Luísa Álvares Pereira e Inês Cardoso (Coord.).(2013). Reflexão sobre a escrita. O ensino de diferentes géneros de textos. Aveiro: UA Editora. [ISBN: 978-972-789-358-4).

José António Brandão Carvalho, Luís Barbeiro, Luísa Álvares Pereira e António Carvalho da Silva (Eds.). (2012), Aula de Língua: Interação e Reflexão. Óbidos: Várzea da Rainha Impressores, S.A. (ISBN: 978-989-95554-6-4).

Helena Borges Luísa Álvares Pereira (2011). A Poesia das letras – Atividades com o texto poético no 1.º ciclo. Porto: Porto Editora.

Luísa Álvares Pereira e Inês Cardoso (2011). Ensinar a escrever com os Novos Programas de Português. 2.º Ciclo do Ensino Básico. Porto: ASA, (c/ CD-ROM), (ISBN: 978-989-23-1523-2).

Rosa Maria Oliveira (2011). Na Roda Gigante – Escritas de Vida, Histórias da Escola. Porto: Cordão de Leitura.

Luciana Graça (2010). O  papel das ferramentas didácticas nas práticas docentes de escrita. Aveiro: Luciana Graça.

Luísa Álvares Pereira e Inês Cardoso (Coord.) (2010). Actividades para o ensino da língua: Compreensão da leitura. Cadernos PNEP 2. Aveiro: Universidade de Aveiro (c/ CD-ROM), 141 pp. (ISBN: 978-972-789-322-5).

Luísa Álvares Pereira, António Santos, Célia Lopes, Júlia Pinto, Margarida Cortesão, Maria Manuel Santos e Paula Lopes (2010). Actividades para o ensino da língua: Compreensão da leitura. Cadernos PNEP 2Luísa Álvares Pereira e Inês Cardoso  (Coord.). Aveiro: Universidade de Aveiro (c/ CD-ROM), 141 pp. (ISBN: 978-972-789-322-5).

Luísa Álvares Pereira Luciana Graça (Eds.). (2009). Actividades para o ensino da língua. Cadernos PNEP. Aveiro: Universidade de Aveiro. ISBN: 978-972-789-296-9.

Ana Isabel Andrade (coord). (2008). Línguas e Educação. Orientações para um projeto colaborativo. ISBN: 978-972-99314-4-4 (Autores: Luísa Álvares PereiraHelena Araújo e Sá, Mónica Bastos, Manuel Bernardo Canha, Inês Cardoso, Ângela Espinha, Sílvia Gomes, Lurdes Gonçalves,  Esperança Martins, Filomena Martins, Ana Sofia Pinho, Cristina Sá,  Susana Sá, Leonor Santos; Colaboração na redação: Ançã,H., Graça,L., Oliveira,A. L.,  Paiva, Z., Simões,A. R., Thomaz, C. ; Formatação e arranjo gráfico: António Moreira).

Luísa Álvares Pereira (2008). Escrever com as crianças. Como fazer bons leitores e escritores. Porto: Porto Editora (ISBN: 978-972-0-34372-7).

Luís Barbeiro Luísa Álvares Pereira (2007). O ensino da escrita: a dimensão textual. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação, Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (ISBN: 978-972-742-268-5).

Luísa Álvares Pereira e Flora Azevedo (2005). Como abordar… A escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Porto: Areal Editores (ISBN: 972-627-834-1).

Luísa Álvares Pereira e Flora Azevedo (2002). Como abordar…a produção de textos escritos. Porto: Areal Editores (ISBN: 972-627-642-X) (reimpresso em 2005).

Luísa Álvares Pereira (2002). Para uma Didáctica Textual – tipos de textos/ tipos de discursos e ensino do Português (“Textos Pedagógicos – profissionalização em serviço 2001-2002”). Aveiro: CIFOP (ISBN: 972-789-054-7).(edição esgotada).

Luísa Álvares Pereira (2002). Das Palavras aos Actos – ensaios sobre a escrita na escola (“Temas de Investigação”). Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (ISBN: 972-783-064-1).

Luísa Álvares Pereira (2000). Escrever em Português: Didácticas e Práticas. Porto: Edições Asa (ISBN: 972-41-2408-8) (edição esgotada).