Capítulos de livros

Internacionais

Pereira, L. Á., Cardoso, I., & Graça, L. (2013). Para a definição da sequência de ensino como dispositivo para a aprendizagem da escrita: enquadramento teórico e exemplos da prática. In D. Riestra, S. M. Tapia, & M. V. Goicoechea (org.), Terceras Jornadas Internacionales de Investigación y Prácticas en Didáctica de las lenguas y las literaturas. Bariloche: Ediciones GEISE. E-book (ISBN 978-987-29695-0-9): https://sites.google.com/site/grupoeise/jornadas

Capucho, M. F., Pereira, L. Á., & Silva, M. P. C. (2012). Le développement d’une compétence plurilingue à l’école élémentaire – le cas de Chain Stories. In D. Masats, A. Noguerol, A., & V. Unamuno (2012) (éds.), Per un currículum plurilingüe i pluricultural/Vers un curriculum plurilingue et pluriculturel. Barcelona: Institut de Ciències de l’Educació y el Servei de Publicacions de Universitat Autònoma de Barcelona.

Pereira, L. Á., Cardoso, I., & Loureiro, M. J. (2012). Classroom teaching of writing throughout schooling. In M. Torrance, D. Alamargot, M. Castelló, F. Ganier, O. Kruse, A. Mangen, L. Tolchinsky, & L. V. Waes (eds.), Learning to Write Effectively: Current trends in European Research (pp. 130-133): Emerald Group Publishing Limited (ISBN: 978-1780529288).

Pereira, L. Á., & Barbeiro, L. F. (2010). A revisão textual acompanhada como estratégia de ensino da produção escrita. In M. J. D. Luna, A. G. Spinillo, & S. G. Rodrigues (eds.), Leitura e Produção de Texto (pp. 51-80). Recife: Editora Universitária da UFPE (ISBN: 978-85-7315-652-2).

Pereira, L. Á., Aleixo, C., Cardoso, I., & Graça, L. (2010). The teaching and learning of writing in Portugal: the case of a research group. In C. Bazerman, R. Krut, K. Lunsford, S. McLeod, S. Null, P. M. Rogers, & A. Stansell (eds.), Traditions of Writing Research (pp. 58-70). UK, Oxford: Routledge (ISBN: 978-0-415-99338-8).

Coimbra, R. L. (2010b). Preços derretidos, rasgados, arrefecidos, cortados. Um estudo de mesclagens metafóricas em textos publicitários. In L. Gomes (Ed.), Mesclagens Conceptuais em Linguística Cognitiva. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará.

Pereira, L. Á., Araújo e Sá, M. H., & Capucho, M. F. (2009). Não podem ser três palavras porque em romeno só há duas – Interacção em sala de aula no contexto da didáctica integrada de línguas: o caso Chainstories. In M. Garcia, P. Ribera, A. Costa, M. D. Garcia, P. Garcia, A. Inglesias, M. del Pozo, & C. Rodrigues (eds.), Interacció comunicativa i ensenyament de llengües. Grupo D’Interacció L’Ensenyament (pp. 71-79). Valência: Universitat de Valência (ISBN: 978-84-370-7206-7).

Pinho, A., & Pereira, L. Á. (2009). Organization of the argumentative text in a blended-learning environment. In A. Méndez-Vilas, A. Solano Martín, J. A. Mesa González, & J. Mesa González (ed.), Research, Reflections and Innovations in Integrating ICT in Education (Vol. 1, pp. 562-567). Espanha, Badajoz: FORMATEX (IBSN: 1: 978-84-692-1789-4).

Cardoso, I., & Pereira, L. Á. (2008). Les potentialités didactiques d’un atelier d’écriture réalisé pour l’approfondissement du rapport du sujet à l’écriture. In B. Céleste (éd.), Écritures sans frontières (pp. 177-186). Suresnes, França: Éditions de l’Institut National Supérieur de Formation et de Recherche pour l’Éducation des Jeunes Handicapés et les Enseignements Adaptés (INS HEA) (ISBN: 978-2-912489-76-0).

Loureiro, M. J., Pinho, A., Pereira, L. Á., & Moreira, A. (2008). Arguing on-line in order to learn how to argue. In A. J. Mendes, I. Pereira, & R. Costa (eds.), Computers and Education: Towards Educational Change and Innovation (pp. 251- 260). London, UK: Springer-Verlag (ISBN: 978-1-84628-928-6).

Pereira, L. Á., & Graça, L. (2007). Da conceptualização do contexto de produção e da sua produtividade na Didáctica da Escrita. In A. M. Guimarães, A. R. Machado, & M. A. Coutinho (eds.), O Interacionismo Sociodiscursivo: Questões Epistemológicas e Metodológicas (pp. 177-189). Campinas, Brasil: Mercado de Letras (ISBN: 978-85-7591-071-9).

Pinho, A., Pereira, L. Á., Moreira, A., & Loureiro, M. J. (2006). A tomada de notas entre a leitura e a produção do texto argumentativo escrito em ambiente de blended-learning. Uma experiência no ensino superior. In A. Santos (ed.), Perspectivas Internacionais em Ensino e Aprendizagem On-line: Debates, Tendências e Experiências (pp. 129-167). São Paulo: Libra Três (ISBN: 85-88240-08-01).

Pereira, L. Á. (2004). Des discours sur les pratiques aux pratiques d’enseignement. In C. Barré-De-Miniac, C. Brissaud, & M. Raspail (éds.), La littéracie: Conceptions théoriques et pratiques d’enseignement de la lecture-’écriture (pp. 319-333). Paris: L’ Harmattan (ISBN: 2-7475-7196-3).

Pereira, L. Á., Cardoso, I., & Pires Pereira, I. (aceite). Contribution to an analysis of written reflections (WR) in teacher training for writing. In M. Bétrancourt, G. Ortoleva, P. Tynjälä, & S. Billett (eds.), Writing for Professional Development (“Studies in Writing”).

Pereira, L. Á., & Correia, J. A. (aceite). Teaching academic writing in Portugal: A study in higher education. In Delcambre, I., & Lahanier-Reuter, D. (eds.), International studies on writing at the university: comparisons and evolutions. Perspetives on Writing Series.

Pereira, L. Á., & Graça, L. (Aceite). Formação de professores para o ensino da produção de textos escritos: possíveis e impossíveis. In E. Leurquin, E., A. Coutinho, & F. Miranda, Formação docente: textos, práticas e teorias. Brasil: Mercado das Letras.

Pereira, L. Á, Graça, Marques. V., & Cardoso, I. (aceite). Country Report Study – Portugal. In O. Kruse, M. Castelló, H. Gruber, E. Kitis , & M. Chitez (eds.), Genres and Writing Practices in European Higher Education.

Nacionais

Ferreira, J., Barbeiro, L., & Pereira, L. Á. (2015). O Blogue e as práticas de escrita no Português, IN Gomes, M. J.; Osório, A. J.; Valente, L. (Org). Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação. Universidade do Minho, Braga, pp. 419-433.

Pereira, L. Á. (2014). Elaborar sequências de trabalho didático para desenvolver a capacidade de produção verbal por escrito em língua(s): com que teorias? E com que práticas? In A. C. Santos, A. R. Gonçalves, & T. S. Sousa (org.) Intercompreensão, plurilinguismo & didática das línguas estrangeiras: uma viagem entre culturas (pp. XXX). Lisboa: Cosmos.

Pereira, L. Á., & Cardoso, I. (2013). A Sequência de ensino como dispositivo didático para a aprendizagem da escrita num contexto de formação de professores. In L. Á. Pereira, & I. Cardoso (eds.), Reflexão sobre a escrita. O ensino de diferentes géneros de textos. Aveiro: Universidade de Aveiro / DE (ISBN: 978-972-789-358-4).

Pereira, L. Á., & Cardoso, I. (2013). Estratégias dos alunos na relação com a escrita dentro e fora da escola. In M. L. Matos (ed.), JOVALES: Jovens, alunos, ensino secundário. Porto: CIIE/Livpsic (ISBN – 978-989-7300-13-4).

Graça, L., & Pereira, L. Á. (2012). Metodologia para analisar a prática docente: o contributo da sinopse. In J. A. B. Carvalho, L. Barbeiro, L. Á. Pereira, & A. C. Silva (eds.), Aula de Língua: Interação e Reflexão (pp. 55-86). Óbidos: Várzea da Rainha Impressores, S. A. (ISBN: 978-989-95554-6-4).

Coimbra, R. L. (2010a). Casar com um carro: metáforas verbais e pictóricas na publicidade automóvel. In A. S. Silva, J. C. Martins, L. Magalhães & M. Gonçalves (Eds.), Comunicação, Cognição e Media (Vol. 2, pp. 83-98). Braga: Aletheia – Associação Científica e Cultural. Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa.

Ferreira, J., Barbeiro, L., & Pereira, L. Á. (2010). Blogue – suporte, estratégia, género textual? In F. Albuquerque Costa, G. L. Miranda, J. F. Matos, I. Chagas & E. Cruz (Eds.), Actas do I Encontro Internacional TIC e Educação – ticEDUCA2010 (pp. 135-139). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Pereira, L. Á., & Cardoso, I. (2010). Os textos de reflexão (livre) em contexto de formação de professores de escrita: Que género? Que mundos? Que desafios? In A. I. Andrade, & A. S. Pinho (eds.), Línguas e educação: práticas e percursos de trabalho colaborativo. Perspectivas a partir de um projecto (pp. 133-156). Aveiro: Universidade de Aveiro (ISBN: 978-989-96794-6-7).

Simões, A., Cerqueira, A., Correia, T., Pereira, L. Á., & Cardoso, I. (2010). Colaborar para escrever. In L. M. Silva, & M. Clemente (eds.), Línguas e Educação: materiais das oficinas de formação. Aveiro: LALE/CIDTFF – Universidade de Aveiro.

Cardoso, I. & Pereira, L. Á. (2007). O Aluno – Sujeito, a escola e a escrita. O Eu – Jovem e o Outro – Aluno. In R. Bizarro (ed.), Eu e o Outro – Estudos Multidisciplinares sobre Identidade(s), Diversidade(s) e Práticas Interculturais (pp. 174-187). Porto: Areal Editores (ISBN: 978-972-627-973-0).

Pereira, L. Á. (2006). O Desenvolvimento de uma competência (textual) narrativa. In F. Azevedo (ed.), Língua Materna e Literatura Infantil – Elementos nucleares para Professores do Ensino Básico (pp. 193-213). Lisboa: LIDEL (ISBN: 978-972-757-420-9).

Pereira, L. Á. (2005). O Ensino da escrita na escola: Um objecto Plural. In J. A. Carvalho, L. Barbeiro, A. Silva, & J. Pimenta (eds.), A escrita na escola, hoje: Problemas e desafios. Actas do II encontro de reflexão sobre o ensino da escrita (pp. 55-67). Braga: Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho (ISBN: 972-8746-39-3).

Pereira, L. Á. (2005). Se a literatura nos ensina, como poderemos (não) ensiná-la? In L. Dionísio, & R. Vieira de Castro (eds.), O Português nas Escolas, Ensaios sobre a língua e Literatura no Ensino Secundário (pp. 133-145). Coimbra: Editora Almedina (ISBN: 978-972-402-592-6).

Pereira, L. Á. (2003). Ler e Escrever, na escola, com as Crianças. In F. L. Viana, M. Martins, & E. Coquet (eds.), Leitura, Literatura Infantil e Ilustração: investigação e prática docente (pp. 25-34). Maia: Sersilito (ISBN: 972-98757-8-2).

Pereira, L. Á. (2001). A formação de Professores para o ensino da escrita. In I. Sim-Sim (ed.), A Formação para o Ensino da Língua Portuguesa na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (“Cadernos de Formação de Professores”) (pp. 35-49). Porto: Porto Editora (ISBN: 972-0-34252-8).

Pereira, L. Á. (2001). O Ensino e a Aprendizagem da Escrita: algumas opções didáticas. In M. C. Cruz (ed.), Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen (pp. 55-70). Porto: Areal Editores (ISBN: 972-627-568-7).

Pereira, L. Á. (2001). Três retratos-tipo de professores de escrita – contribuindo para um conhecimento da acção prática em Português. In P. F. Pinto (coord.), Professores de Português: Quem somos? Quem podemos ser? (pp. 139-145). Lisboa: Associação de Professores de Português (ISBN: 972-98082-4-4).

Pereira, L. Á. (1987). Para ler com a Adolescência. In A. Gomes (ed.), Percursos – Língua Materna, Re-Encontro sobre Investigação e Ensino do Português (pp. 80-85). Porto: Escola Superior de Educação do Porto.