Capítulos de livros

Siopa, C., & Pereira, L. Á. (2020). Experiências de ensino da escrita acadêmica na universidade: Questões em estudo (vol. 3): Estudos aplicados à prática da escrita acadêmica: Colocando a mão na massa. In D. L. D. I. Rodrigues & J. Q. G. Silva (Eds.), Práticas discursivas em letramento académico (pp. 49–83). Belo Horizonte: PUC Minas. Disponível em: https://issuu.com/cespuc-centrodeestudosluso-afro-bra/docs/praticas_discursivas-v3

Ferreira, T. S., Graça, L., & Cardoso, I. (2020). Formação de professores de Português Língua de Herança: possibilidades do recurso a atividades “na pele dos aprendentes”. In M. L. Gonçalves & S. Melo-Pfeifer (Coord.). Português língua de herança e formação de professores (pp. 233-255). Lidel (978-989-752-517-9).

Cardoso, I., & Dodman, M. J. (2020). Teaching Portuguese Language and Lusophone Literatures at York University: innovating curriculum and enhancing the student experience. In I. Cardoso & V. Tavares (Ed.). Teaching and Learning Portuguese in Canada: Multidisciplinary Contributions to SLA Research and Practice. Boavista Press.

Silva, M. M, da, & Pereira, L. Á. (2019) Formes de la lettre dans quelques manuels portugais entre 1844 et 1952. In Denizot, N. & Ronveaux, C. (coord.) La lettre enseignée – Perspective historique et comparaison européen (p. 81-94). Grénoble: UGA Éditions.

Pereira, L. Á., Coimbra, R. L., Pinto, M. O. & Cardoso, I. (2018). “O Desenvolvimento da Escrita ao longo do currículo: Do Ensino Básico ao Ensino Superior”. In Araújo e Sá, M. H. (coord.) II Fórum CIDTFF. Construindo um compromisso com a Ciência Aberta. Livro de posters (p. 38).Aveiro: UA Editora (ISBN 978-972-789-553-3). 

Cardoso, I. (2016). Experiências didáticas com a escrita em PLNM: questionando vias de promoção de (des)envolvimento. In Maria Luisa Ortiz Alvarez e Luís Gonçalves (org.). O Mundo do Português e o Português no mundo afora: especificidades, implicações e ações (pp. 427-471). São Paulo: Pontes.

Pereira, L. Á., Pereira, I. S. P., & Cardoso, I. (2016). Writing to learn from experience: unguided reflection as meaning making practices for teachers. In G. Ortoleva, M. Bétrancourt & S. Billett (Ed.). Writing for Professional Development (“Studies in Writing”). Leiden | Boston: Brill (ISBN: 9789004264823).

Ferreira, J., Barbeiro, L., & Pereira, L. Á. (2015). O Blogue e as práticas de escrita no Português, IN Gomes, M. J.; Osório, A. J.; Valente, L. (Org). Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação. Universidade do Minho, Braga, pp. 419-433.

Pereira, L. Á., & Graça, L. (2015). Formação de professores para o ensino da produção de textos escritos: possíveis e impossíveis. In E. Leurquin, E., A. Coutinho, & F. Miranda, Formação docente: textos, práticas e teorias. Brasil: Mercado das Letras.

Pereira, L. Á, Graça L., Marques. V., & Cardoso, I. (2015). Country Report Study – Portugal. In O. Kruse, M. Castelló, H. Gruber, E. Kitis , & M. Chitez (eds.), Genres and Writing Practices in European Higher Education.

Pereira, L. Á. (2014). Elaborar sequências de trabalho didático para desenvolver a capacidade de produção verbal por escrito em língua(s): com que teorias? E com que práticas? In A. C. Santos, A. R. Gonçalves, & T. S. Sousa (org.) Intercompreensão, plurilinguismo & didática das línguas estrangeiras: uma viagem entre culturas (pp. XXX). Lisboa: Cosmos.

Silva, A. A., & Sá-Chaves (2014). Novos saberes básicos dos alunos, novas competências dos professores: um estudo no âmbito da Supervisão da formação na Universidade de Aveiro. In Idália Sá-Chaves (org). Educar, Investigar e Formar: Novos Saberes. Aveiro: Universidade de Aveiro.

Pereira, L. Á., & Cardoso, I. (2013). Jovens, alunos e relação com a escrita. In M. Matos (Ed.), JOVALES: Jovens, Alunos, Ensino Secundário (pp. 111-129). Porto: CIIE/Livpsic.

Pereira, L. Á., & Cardoso, I. (2013). A Sequência de ensino como dispositivo didático para a aprendizagem da escrita num contexto de formação de professores. In L. Á. Pereira, & I. Cardoso (eds.), Reflexão sobre a escrita. O ensino de diferentes géneros de textos. Aveiro: Universidade de Aveiro / DE (ISBN: 978-972-789-358-4).

Pereira, L. Á., Cardoso, I., & Graça, L. (2013). Para a definição da sequência de ensino como dispositivo para a aprendizagem da escrita: enquadramento teórico e exemplos da prática. In D. Riestra, S. M. Tapia, & M. V. Goicoechea (org.), Terceras Jornadas Internacionales de Investigación y Prácticas en Didáctica de las lenguas y las literaturas. Bariloche: Ediciones GEISE. E-book (ISBN 978-987-29695-0-9)

Capucho, M. F., Pereira, L. Á., & Silva, M. P. C. (2012). Le développement d’une compétence plurilingue à l’école élémentaire – le cas de Chain Stories. In D. Masats, A. Noguerol, A., & V. Unamuno (2012) (éds.), Per un currículum plurilingüe i pluricultural/Vers un curriculum plurilingue et pluriculturel. Barcelona: Institut de Ciències de l’Educació y el Servei de Publicacions de Universitat Autònoma de Barcelona.

Graça, L., & Pereira, L. Á. (2012). Metodologia para analisar a prática docente: o contributo da sinopse. In J. A. B. Carvalho, L. Barbeiro, L. Á. Pereira, & A. C. Silva (eds.), Aula de Língua: Interação e Reflexão (pp. 55-86). Óbidos: Várzea da Rainha Impressores, S. A. (ISBN: 978-989-95554-6-4).

Pereira, L. Á., Cardoso, I., & Loureiro, M. J. (2012). Classroom teaching of writing throughout schooling. In M. Torrance, D. Alamargot, M. Castelló, F. Ganier, O. Kruse, A. Mangen, L. Tolchinsky, & L. V. Waes (eds.), Learning to Write Effectively: Current trends in European Research (pp. 130-133): Emerald Group Publishing Limited (ISBN: 978-1780529288).

Coimbra, R. L. (2010). Casar com um carro: metáforas verbais e pictóricas na publicidade automóvel. In A. S. Silva, J. C. Martins, L. Magalhães & M. Gonçalves (Eds.), Comunicação, Cognição e Media (Vol. 2, pp. 83-98). Braga: Aletheia – Associação Científica e Cultural. Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa.

Coimbra, R. L. (2010). Preços derretidos, rasgados, arrefecidos, cortados. Um estudo de mesclagens metafóricas em textos publicitários. In L. Gomes (Ed.), Mesclagens Conceptuais em Linguística Cognitiva. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará.

Ferreira, J., Barbeiro, L., & Pereira, L. Á. (2010). Blogue – suporte, estratégia, género textual? In F. Albuquerque Costa, G. L. Miranda, J. F. Matos, I. Chagas & E. Cruz (Eds.), Actas do I Encontro Internacional TIC e Educação – ticEDUCA2010 (135-139). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Pereira, L. Á., & Barbeiro, L. F. (2010). A revisão textual acompanhada como estratégia de ensino da produção escrita. In M. J. D. Luna, A. G. Spinillo, & S. G. Rodrigues (eds.), Leitura e Produção de Texto (51-80). Recife: Editora Universitária da UFPE (ISBN: 978-85-7315-652-2).

Pereira, L. Á., Aleixo, C., Cardoso, I., & Graça, L. (2010). The teaching and learning of writing in Portugal: the case of a research group. In C. Bazerman, R. Krut, K. Lunsford, S. McLeod, S. Null, P. M. Rogers, & A. Stansell (eds.), Traditions of Writing Research (58-70). UK, Oxford: Routledge (ISBN: 978-0-415-99338-8).

Pereira, L. Á., & Cardoso, I. (2010). Os textos de reflexão (livre) em contexto de formação de professores de escrita: Que género? Que mundos? Que desafios? In A. I. Andrade, & A. S. Pinho (eds.), Línguas e educação: práticas e percursos de trabalho colaborativo. Perspectivas a partir de um projecto (pp. 133-156). Aveiro: Universidade de Aveiro (ISBN: 978-989-96794-6-7).

Simões, A., Cerqueira, A., Correia, T., Pereira, L. Á., & Cardoso, I. (2010). Colaborar para escrever. In L. M. Silva, & M. Clemente (eds.), Línguas e Educação: materiais das oficinas de formação. Aveiro: LALE/CIDTFF – Universidade de Aveiro.

Pereira, L. Á., Araújo e Sá, M. H., & Capucho, M. F. (2009). Não podem ser três palavras porque em romeno só há duas – Interacção em sala de aula no contexto da didáctica integrada de línguas: o caso Chainstories. In M. Garcia, P. Ribera, A. Costa, M. D. Garcia, P. Garcia, A. Inglesias, M. del Pozo, & C. Rodrigues (eds.), Interacció comunicativa i ensenyament de llengües. Grupo D’Interacció L’Ensenyament (pp. 71-79). Valência: Universitat de Valência (ISBN: 978-84-370-7206-7).

Pinho, A., & Pereira, L. Á. (2009). Organization of the argumentative text in a blended-learning environment. In A. Méndez-Vilas, A. Solano Martín, J. A. Mesa González, & J. Mesa González (ed.), Research, Reflections and Innovations in Integrating ICT in Education (Vol. 1, pp. 562-567). Espanha, Badajoz: FORMATEX (IBSN: 1: 978-84-692-1789-4).

Cardoso, I., & Pereira, L. Á. (2008). Les potentialités didactiques d’un atelier d’écriture réalisé pour l’approfondissement du rapport du sujet à l’écriture. In B. Céleste (éd.), Écritures sans frontières (pp. 177-186). Suresnes, França: Éditions de l’Institut National Supérieur de Formation et de Recherche pour l’Éducation des Jeunes Handicapés et les Enseignements Adaptés (INS HEA) (ISBN: 978-2-912489-76-0).

Loureiro, M. J., Pinho, A., Pereira, L. Á., & Moreira, A. (2008). Arguing on-line in order to learn how to argue. In A. J. Mendes, I. Pereira, & R. Costa (eds.), Computers and Education: Towards Educational Change and Innovation (pp. 251- 260). London, UK: Springer-Verlag (ISBN: 978-1-84628-928-6).

Cardoso, M. I., & Pereira, L. Á. (2007). O Aluno – Sujeito, a escola e a escrita. O Eu – Jovem e o Outro – Aluno. In Rosa Bizarro (org.), Eu e o Outro – Estudos Multidisciplinares sobre Identidade(s), Diversidade(s) e Práticas Interculturais (pp. 174-187). Porto: Areal Editores. ISBN: 978-972-627-973-0

Pereira, L. Á., & Graça, L. (2007). Da conceptualização do contexto de produção e da sua produtividade na Didáctica da Escrita. In A. M. Guimarães, A. R. Machado, & M. A. Coutinho (eds.), O Interacionismo Sociodiscursivo: Questões Epistemológicas e Metodológicas (pp. 177-189). Campinas, Brasil: Mercado de Letras (ISBN: 978-85-7591-071-9).

Pereira, L. Á. (2006). O Desenvolvimento de uma competência (textual) narrativa. In F. Azevedo (ed.), Língua Materna e Literatura Infantil – Elementos nucleares para Professores do Ensino Básico (pp. 193-213). Lisboa: LIDEL (ISBN: 978-972-757-420-9).

Pinho, A., Pereira, L. Á., Moreira, A., & Loureiro, M. J. (2006). A tomada de notas entre a leitura e a produção do texto argumentativo escrito em ambiente de blended-learning. Uma experiência no ensino superior. In A. Santos (ed.), Perspectivas Internacionais em Ensino e Aprendizagem On-line: Debates, Tendências e Experiências (pp. 129-167). São Paulo: Libra Três (ISBN: 85-88240-08-01).

Pereira, L. Á. (2005). O Ensino da escrita na escola: Um objecto Plural. In J. A. Carvalho, L. Barbeiro, A. Silva, & J. Pimenta (eds.), A escrita na escola, hoje: Problemas e desafios. Actas do II encontro de reflexão sobre o ensino da escrita (pp. 55-67). Braga: Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho (ISBN: 972-8746-39-3).

Pereira, L. Á. (2005). Se a literatura nos ensina, como poderemos (não) ensiná-la? In L. Dionísio, & R. Vieira de Castro (eds.), O Português nas Escolas, Ensaios sobre a língua e Literatura no Ensino Secundário (pp. 133-145). Coimbra: Editora Almedina (ISBN: 978-972-402-592-6).

Pereira, L. Á. (2004). Des discours sur les pratiques aux pratiques d’enseignement. In C. Barré-De-Miniac, C. Brissaud, & M. Raspail (éds.), La littéracie: Conceptions théoriques et pratiques d’enseignement de la lecture-’écriture (pp. 319-333). Paris: L’ Harmattan (ISBN: 2-7475-7196-3).

Pereira, L. Á. (2003). Ler e Escrever, na escola, com as Crianças. In F. L. Viana, M. Martins, & E. Coquet (eds.), Leitura, Literatura Infantil e Ilustração: investigação e prática docente (pp. 25-34). Maia: Sersilito (ISBN: 972-98757-8-2).

Pereira, L. Á. (2001). A formação de Professores para o ensino da escrita. In I. Sim-Sim (ed.), A Formação para o Ensino da Língua Portuguesa na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (“Cadernos de Formação de Professores”) (pp. 35-49). Porto: Porto Editora (ISBN: 972-0-34252-8).

Pereira, L. Á. (2001). O Ensino e a Aprendizagem da Escrita: algumas opções didáticas. In M. C. Cruz (ed.), Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen (pp. 55-70). Porto: Areal Editores (ISBN: 972-627-568-7).

Pereira, L. Á. (2001). Três retratos-tipo de professores de escrita – contribuindo para um conhecimento da acção prática em Português. In P. F. Pinto (coord.), Professores de Português: Quem somos? Quem podemos ser? (pp. 139-145). Lisboa: Associação de Professores de Português (ISBN: 972-98082-4-4).