Projetos Individuais

Em curso: 

Pós-Doutoramento

Ana Almeida da Silva (2016 – …) Supervisão, formação e didática da escrita no 1º CEB: as práticas dos alunos e as práticas de mediação do professor, UA. 

Doutoramentos

Conceição Siopa, Para uma modelização didática da escrita académica em português língua segunda. Área de Educação, Didática e Desenvolvimento Curricular, UA.

Célia da Graça Lopes, Escrita e TIC: Práticas Escolares e Extraescolares no Ensino Básic.  Área de Multimédia em Educação, UA.

Maria Teresa Dias, A leitura literária e a escrita de ficção – efeitos de um programa de intervenção, Área de Didática e Desenvolvimento Curricular, UA.

Maria Manuel Oliveira Santos, O ensino precoce da produção textual – “Ditado ao Adulto” e Quadros Interativos. Área de Multimédia em Educação, UA.

 

Concluídos:

Pós-Doutoramento

Luciana Manuela de Almeida Graça, O ensino da escrita no ensino superior: para uma aprendizagem da escrita de géneros textuais específicos do contexto universitário, na área de Didática, UA.

Anna Arregi Martinez . Escrita e formação de professores. Área de Didática. Universidade de San Sebastian, País Basco.

Maria Inês Almeida Cardoso, Reconstruir o ensino da escrita: potencialidades de uma comunidade de desenvolvimento profissional, na área de Didática, UA.

Lucinea Aparecida de Rezende, Vivências teórico-práticas de leitura e o construir de um desenho curricular, Universidade de Estudos Londrinos (UEL), Brasil.

Doutoramentos

Helena Maria Cardoso Carvalho Borges, Com poesia.com – uma nova abordagem do texto poético nos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e o contributo das TIC, Didática da Língua, UA, 2015.

José Manuel da Costa Ferreira, A Web 2.0 e a escrita no Ensino Básico, Multimédia em Educação, UA, 2014.

Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte de Veiga, Escrever para aprender: estratégias didáticas, textos e práticas, Didática e Formação – Ramo de Didáctica e Desenvolvimento Curricular, UA, 2014

Maria de Fátima Alves Mesquita, Avaliação do desempenho docente e supervisão pedagógica: um estudo de caso num de escolas, UA, 2014. 

Luciana Manuela de Almeida Graça, O papel das ferramentas didácticas nas práticas docentes de escrita. A análise do objecto ensinado numa sequência didáctica do texto de opinião no Ensino Básico, na área de Didática, UA, 2010.

Ana Filipa Almeida da Silva, Novos saberes básicos dos alunos, novas competências dos professores: um estudo no âmbito da supervisão da formação de professores do 1º ciclo do ensino básico na Universidade de Aveiro, UA, 2009.

Maria Inês Almeida CardosoA relação com a escrita extra-escolar e escolar. Um estudo no Ensino Básico, na área de Didática, UA, 2009.

Ana Maria Teixeira Soares Ferreira, Traduzindo Mundos: Os mortos na Narrativa de Mia Couto, na área de Literatura, UA, 2007.

Mestrados

Vitória Sofia Tomé Silva,  Os textos produzidos no 1º ciclo: estudo longitudinal, , UA, 2017.

Daniela da Silva Rodrigues, A escrita colaborativa na produção de narrativas no 2º ano de escolaridade, UA, 2016.

Tiago João Vitório das Neves, A escrita colaborativa de textos narrativos: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade, UA, 2016.

Margarida Maria Carvalho Rodrigues CortesãoO ensino de Poesia com Quadro Interativo. Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico, UA, 2012.

Inês Soares de MouraOrtografia e produção textual em diferentes níveis do Ensino Básico, UA, 2012.

Filomena Maria da Costa Rocha, A produção de textos dramáticos na educação básica: em estudo com alunos do 4º ano, UA, 2007

Paula Alexandra de Azevedo Rodrigues Carvalho, Estrutura da narrativa e abordagem da lecto-escrita no 1º cicloUA, 2007

Sónia Cláudia Ferreira PereiraEfeitos de uma Sequência Didáctica em textos escritos no 1.º Ciclo do Ensino Básico: O relato, na área de Línguas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, UA, 2007.