Projetos Individuais

Em curso: 

Pós-Doutoramento

Ana Almeida da Silva (2016 – …) Supervisão, formação e didática da escrita no 1º CEB: as práticas dos alunos e as práticas de mediação do professor, UA. 

Doutoramentos

Conceição Siopa, Para uma modelização didática da escrita académica em português língua segunda. Área de Educação, Didática e Desenvolvimento Curricular, UA.

Célia da Graça Lopes, Escrita e TIC: Práticas Escolares e Extraescolares no Ensino Básic.  Área de Multimédia em Educação, UA.

Maria Teresa Dias, A leitura literária e a escrita de ficção – efeitos de um programa de intervenção, Área de Didática e Desenvolvimento Curricular, UA.

Maria Manuel Oliveira Santos, O ensino precoce da produção textual – “Ditado ao Adulto” e Quadros Interativos. Área de Multimédia em Educação, UA.

 

Concluídos:

Pós-Doutoramento

Luciana Manuela de Almeida Graça, O ensino da escrita no ensino superior: para uma aprendizagem da escrita de géneros textuais específicos do contexto universitário, na área de Didática, UA.

Anna Arregi Martinez . Escrita e formação de professores. Área de Didática. Universidade de San Sebastian, País Basco.

Maria Inês Almeida Cardoso, Reconstruir o ensino da escrita: potencialidades de uma comunidade de desenvolvimento profissional, na área de Didática, UA.

Lucinea Aparecida de Rezende, Vivências teórico-práticas de leitura e o construir de um desenho curricular, Universidade de Estudos Londrinos (UEL), Brasil.

Doutoramentos

Helena Maria Cardoso Carvalho Borges, Com poesia.com – uma nova abordagem do texto poético nos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e o contributo das TIC, Didática da Língua, UA, 2015.

José Manuel da Costa Ferreira, A Web 2.0 e a escrita no Ensino Básico, Multimédia em Educação, UA, 2014.

Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte de Veiga, Escrever para aprender: estratégias didáticas, textos e práticas, Didática e Formação – Ramo de Didáctica e Desenvolvimento Curricular, UA, 2014

Maria de Fátima Alves Mesquita, Avaliação do desempenho docente e supervisão pedagógica: um estudo de caso num de escolas, UA, 2014. 

Ana Carla Migueis AmaroQuando as crianças contam histórias, estudo para o desenvolvimento de uma aplicação multimédia interativa de suporte ao conto de histórias por crianças do 1º CEB, Multimédia em Educação, UA, 2012. 

Maria José Gambôa, A construção escolar do plano nacional de leitura – um estudo num agrupamento de escolas do Ensino Básico, na área de Didática do departamento de Metodologias de Educação da Universidade do Minho, UA, 2010.

Maria da Conceição Fernandes Antunes Aleixo, Os cadernos de escrita como instrumentos mediadores da aprendizagem e desenvolvimento do processo escritural por alunos do 1º Ciclo, na área de Didática, UA, 2010.

Leila Calil Saade Rodrigues, Processos de síntese da Informação escrita – um estudo com alunos do Ensino Superior Politécnico, na área de Didática, UA, 2010.

Luciana Manuela de Almeida Graça, O papel das ferramentas didácticas nas práticas docentes de escrita. A análise do objecto ensinado numa sequência didáctica do texto de opinião no Ensino Básico, na área de Didática, UA, 2010.

Ana Filipa Almeida da Silva, Novos saberes básicos dos alunos, novas competências dos professores: um estudo no âmbito da supervisão da formação de professores do 1º ciclo do ensino básico na Universidade de Aveiro, UA, 2009.

Maria Inês Almeida CardosoA relação com a escrita extra-escolar e escolar. Um estudo no Ensino Básico, na área de Didática, UA, 2009.

Anabela de Sousa de Pinho, Organização do texto argumentativo escrito em ambiente de b-Learning – Um estudo com alunos da Universidade de Aveiro, na área de Didática, UA, 2008.

Ana Maria Teixeira Soares Ferreira, Traduzindo Mundos: Os mortos na Narrativa de Mia Couto, na área de Literatura, UA, 2007.

Maria José Miranda Nazaré Loureiro, Construção do discurso argumentativo num contexto de e-learning no ensino superior, na área de Didática, UA, 2007.

Mestrados

Vitória Sofia Tomé Silva,  Os textos produzidos no 1º ciclo: estudo longitudinal, , UA, 2017.

Ângela Sofia dos Reis, Os erros ortográficos em textos narrativos: um estudo longitudinal com alunos do 1º ciclo, UA, 2016.

Daniela da Silva Rodrigues, A escrita colaborativa na produção de narrativas no 2º ano de escolaridade, UA, 2016.

Tiago João Vitório das Neves, A escrita colaborativa de textos narrativos: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade, UA, 2016.

Margarida Maria Carvalho Rodrigues CortesãoO ensino de Poesia com Quadro Interativo. Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico, UA, 2012.

Maria do Céu Rodrigues de Bastos Graça, Escrever para aprender História – um estudo no 7.º ano de escolaridade, UA, 2012.

Inês Soares de MouraOrtografia e produção textual em diferentes níveis do Ensino Básico, UA, 2012.

Filomena Maria da Costa Rocha, A produção de textos dramáticos na educação básica: em estudo com alunos do 4º ano, UA, 2007

Paula Alexandra de Azevedo Rodrigues Carvalho, Estrutura da narrativa e abordagem da lecto-escrita no 1º cicloUA, 2007

Sónia Cláudia Ferreira PereiraEfeitos de uma Sequência Didáctica em textos escritos no 1.º Ciclo do Ensino Básico: O relato, na área de Línguas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, UA, 2007.

Célia Maria Duarte Valente BritoEscrita e avaliação dos escritos: um estudo com alunos do 1.º Ciclo,  UA, 2006.

Helena Sofia Morais Lopes GomesA reescrita colaborativa e os seus reflexos na escrita individual,  UA, 2006.