Projetos Individuais

Pós-Doutoramento

Em curso

Ana Almeida

Concluídos

Maria Inês Almeida Cardoso (Bolseira FCT SFRH/BPD/44055/2008, 2009-2013, Reconstruir o ensino da escrita: potencialidades de uma comunidade de desenvolvimento profissional, na área de Didática, Universidade de Aveiro.

Luciana Graça (Bolseira FCT SFRH/BPD/75952/2011- 2012-2015), Formação, investigação e ensino da escrita: uma articulação indispensável para a profissionalização docente, na área de Didática, Universidade de Aveiro.

.

Concluídos

Doutoramentos 

Helena Maria Cardoso Carvalho Borges (bolseira FCT SFRH/BD/48976/2008 – 2009-2010; equiparada a bolseira e bolseira pelo M.E. – 2009-2012), com poesia.com – uma nova abordagem do texto poético nos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e o contributo das TIC, com coorientação de António Moreira (DE da Universidade de Aveiro), na área de Didática da Língua (de base curricular), Universidade de Aveiro, 2015.

José Manuel da Costa FerreiraA Web 2.0 e a escrita no Ensino Básico, em coorientação com Luís Filipe Tomás Barbeiro (Escola Superior da Educação de Leiria), na área de Multimédia em Educação (de base curricular), Universidade de Aveiro, 1 de julho de 2014.

Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte de Veiga (bolseira FCT, 2010-2013), Escrever para aprender: estratégias didáticas, textos e práticas, na área de Didática e Formação – Ramo de Didáctica e Desenvolvimento Curricular (com base curricular), 27 de maio de 2014.

Luciana Manuela de Almeida Graça (bolseira FCT, 2005-2008), O papel das ferramentas didácticas nas práticas docentes de escrita. A análise do objecto ensinado numa sequência didáctica do texto de opinião no Ensino Básico, na área de Didática, Universidade de Aveiro, 18 de fevereiro de 2010.

Maria Inês Almeida Cardoso (bolseira FCT, 2005-2008), A relação com a escrita extra-escolar e escolar. Um estudo no Ensino Básico, na área de Didática, Universidade de Aveiro, 13 de maio de 2009.

Olga Madanelo

Fátima Mesquita

Ana Almeida

Mestrados

Margarida CortesãoO ensino de Poesia com Quadro Interativo. Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com coorientação de Maria Inês Cardoso (DE, Universidade de Aveiro), na área de Didática – Especialização em Tecnologia, Universidade de Aveiro, 13 de dezembro de 2012.

Céu BastosEscrever para aprender História – um estudo no 7.º ano de escolaridadecom coorientação de Luciana Graça (DE, Universidade de Aveiro), na área da Didática. Universidade de Aveiro, 07 de dezembro de 2012.

Inês MouraOrtografia e produção textual em diferentes níveis do Ensino Básico, com coorientação de Rosa Lídia Coimbra (DLC, Universidade de Aveiro), na área de Didática, Universidade de Aveiro, 5 de dezembro de 2012.

Sónia Cláudia Ferreira PereiraEfeitos de uma Sequência Didáctica em textos escritos no 1.º Ciclo do Ensino Básico: O relato, na área de Línguas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Universidade de Aveiro, 9 de julho de 2007.

Helena Sofia Morais Lopes GomesA reescrita colaborativa e os seus reflexos na escrita individual, com coorientação com Luís Barbeiro da Escola Superior de Educação de Leiria, na área de Línguas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Universidade de Aveiro, 21 de dezembro de 2006.

Célia Maria Duarte Valente BritoEscrita e avaliação dos escritos: um estudo com alunos do 1.º Ciclo, com coorientação de Luís Barbeiro da Escola Superior de Educação de Leiria, na área de Línguas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Universidade de Aveiro, 21 de dezembro de 2006.

Filomena Rocha

Aurora 

Betina

 

Doutoramento em curso.

Célia da Graça Lopes (2011-…), Escrita e TIC: Práticas Escolares e Extraescolares no Ensino Básico, com coorientação de Maria Inês Cardoso (DE, Universidade de Aveiro), na área de Multimédia em Educação, Universidade de Aveiro.

Maria Manuel Oliveira Santos (2010 -…), O ensino precoce da produção textual – “Ditado ao Adulto” e Quadros Interativos, com coorientação de Paulina Ribera (Universidade de Valência, Espanha), na área de Multimédia em Educação, Universidade de Aveiro.

Maria Teresa Dias (2011-…), A leitura literária e a escrita de ficção – efeitos de um programa de intervenção, com coorientação de Luciana Graça, na área de Didática e Desenvolvimento Curricular, Universidade de Aveiro.

Inês Soares de Moura (2013-…) Competências ortográfica e textual no Ensino Básico. Estudo de caso no Agrupamento de escolas de Aveiro, com coorientação de Rosa Lídia Coimbra, na área de Didática e Desenvolvimento Curricular, Universidade de Aveiro.

Maria da Conceição Siopa (2014-…) Para uma modelização didática da escrita académica em português língua segunda.