Artigos em revistas

Internacionais

Pereira, L. Á. & Cardoso, I.  (2015). A Relação dos Adolescentes com a Escrita Extracurricular e Escola – Inclusão e Exclusão por via da escrita. Trab.  Ling. Aplic., Campinas, n(54.1):79-107, jan./jun.2015.

Barbeiro, L., Pereira, L. Á, & Carvalho, J. A. B. (2015). Writing at Portuguese Universities – Students’ perceptions and Practices. Journal of Academic Writing. Vol. 5 Nº 1 Spring 2015, 74-85.

Cardoso, M. I., & Pereira, L. Á. (2007). A relação dos alunos com a escrita (extra-) escolar – uma experiência de investigação. Aprender 31. Comunicação e Educação. Educar para os Media, 94-109.

Cardoso, I., & Pereira, L. Á. (2013). Duas faces da escrita: quando produzir textos na escola (não) faz sentido. Pátio – Ensino Fundamental, 66, Ano XVII, 10-13 (ISSN: 2179-0248).

Cardoso, I., & Pereira, L. Á. (submetido). Le rapport à l’écriture extrascolaire et scolaire: une étude avec des collégiens. Revue Française de Pédagogie (ISSN: 0556-7807).

Cardoso, I., & Pereira, L. Á. (submetido). A relação de adolescentes com a escrita: potencialidades didáticas de uma oficina sobre a escrita realizada em contexto escolar. Revista Lusófona de Educação (ISSN: 1646-401X).

Correia, J. A., Pereira, L. Á., & Vaz, H. (2012). Políticas educativas e modos de subjectivação da profissão docente. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, 42(146), maio-agosto, 388-407 (ISSN: 0100-1574).

Graça, L., & Pereira, L. Á. (2006). Écrire ensemble pour mieux (re) écrire. Caractères, 24, 49-56 (ISSN: 1377-3755).

Graça, L., & Pereira, L. Á. (2009). Le rôle des outils didactiques dans la construction de l’objet enseigné. Le cas d’une séquence didactique du texte d’opinion. Travail et Formation en Education – revue européenne interdisciplinaire de recherche, 3. (URL: http://tfe.revues.org/index839.html) (ISSN: 1760-8597).

Graça, L., & Pereira, L. Á. (2014). A (re)escrita colaborativa: potencialidades e limites, na aula de língua. NUPEM. ISSN 2175-7429.

Graça, L., & Pereira, L. Á. (aceite). Os efeitos da introdução de uma nova ferramenta de ensino nas práticas docentes em sala de aula – o caso de uma sequência didática/The effects of the introduction of a new teaching tool in teaching practices in the classroom – the case of a didactic sequence. Horizontes. ISSN 2318-1540.

Graça, L., & Pereira, L. Á. (aceite). O trabalho do professor na aquisição da escrita do artigo de opinião: o caso da sequência didáctica/The teaching work in the acquisition of the writing of an opinion article: the case of a didactic sequence. Educação e linguagem. ISSN 1415-9902.

Graça, L., & Pereira, L. Á. (Aceite). A escrita académica nas perceções e nas práticas de professores (ainda) em formação. Revista Raído.

Graça, L., & Pereira, L. Á. (2009). Trabalho docente, objecto ensinado e ferramenta de ensino – uma tríade em (inter)acção sob análise. Estudos Linguísticos/Studies Linguistics, 3, 257-268 (ISSN: 1647-0346).

Graça, L., Pereira, L. Á., & Dolz, J. (Aceite). Resistências e obstáculos na formação contínua de professores: um estudo de caso sobre o ensino da escrita em diferentes disciplinas. Estudos Linguísticos/Studies Linguistics (ISSN: 1647-0346).

Pereira, L. Á. (2004). Didáctica, Letramento e Formação de Professores. Pátio, Leitura e escrita em questão, 29, 57-60 (ISSN: 1518-305X).

Pereira, L. Á. (2004). Ler e escrever na escola «primeira» (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textos. Calidoscópio, 2, 43-47 (ISSN: 1679-8740).

Pereira, L. Á. et al. (2013). Produire un article d’opinion en langues: Exemple d’un dispositif didactique. Synergies Portugal. Revue de sciences humaines de promotion du dialogue international entre les disciplines, les langues et les cultures, N. º1. GERFLINT, 163-174.

Pereira, L. Á., & Albuquerque, F. (2005). Le texte littéraire à l’école primaire au Portugal: Programmes, projets, théories et pratiques. Repères – Recherches en didactique du français langue maternelle (Nouvelle Série) – Les frontières de la littérature telle qu’elle s’enseigne, 32, 123-158 (ISSN: 0755-7817).

Pereira, L. Á, Choupina, C., & Cardoso, I. (submetido). Student’s evolution in the writing of fables – transition between compulsory education cycles. Journal of Writing Research.

Pereira, L. Á., Cardoso, I., Cabral, L. & Graça, L. (em finalização). Reading Literature in Portugal. L1 – Educational studies in language and literature. URL: http://www.l1research.org/

Pereira, L. Á., Cardoso, I., & Graça, L. (2009). For a definition of the teaching/learning of writing. L1: Research and action. L1 – Educational studies in language and literature, 9(4), 87-123 (ISSN: 1567-6617 – print; 1573-1731 – online).

Pereira, L. Á., & Costa, N. (2012). Dicionário crítico da educação – Didática. Presença Pedagógica, 8(106), 66-72 (ISSN: 1413-1862).

Pereira, L. Á., Graça, L., & Carnin, A. (2014) Modelos de formação para o ensino da escrita em Portugal e no Brasil. Revista da Faeeba. Salvador da Baía: UNEB. ISSN: 01047043.

Pinho, A., Pereira, L. Á., Moreira, A., & Loureiro, M. J. (2009). Reading, Annotation and Production of an Argumentative Text Written by Higher Education Students in a Blended-learning Situation. L1 – Educational studies in language and literature, 9(4), 141-167 (ISSN: 1567-6617).

 

Nacionais

Amaro, A., Moreira, A., & Pereira, L Á. (submetido) Curucucu©: suporte à produção narrativa de crianças dos 8 Aos 10 Anos. Indagatio Didática.

Alarcão, I., Andrade, A. I., Moreira, A., Sá, C. M., Pereira, L. Á. et al. (2004). Percursos de consolidação da Didáctica de Línguas em Portugal. Análise de estudos realizados no âmbito das unidades de investigação, subsidiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), na área das Ciências da Educação. Investigar em Educação. Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 3, 237-302 (ISSN: 1645-7587).

Barbeiro, L., & Pereira, L. Á. (2008). As dimensões do processo e do contexto no ensino da escrita. Intercompreensão – Revista de Didáctica das Línguas, 14, 111-127 (ISSN: 0872-3893).

Cardoso, I., & Pereira, L. Á. (2007). A relação dos alunos com a escrita (extra-) escolar – uma experiência de investigação. Aprender – Revista da Escola Superior de Educação de Portalegre, 31, 94-109 (ISSN: 0871-1267).

Ferrão Tavares, C., & Pereira, L. Á. (2012). Apresentação: Literacias académicas multimodais. Intercompreensão – Revista de Didáctica das Línguas, 16, 5-9 (ISSN: 0872-3893).

Ferreira, J., Barbeiro, L. F., & Pereira, L. Á. (Aceite). Blogue – suporte, estratégia, género textual? – um estudo preliminar. Palavras. (ISSN: 0870-7499).

Graça, L., & Pereira, L. Á. (2005). Inovar no ensino da escrita – 1. Algumas determinantes de sucesso no ensino da língua. Palavras, 28, 49-63 (ISSN: 0870-7499).

Graça, L., & Pereira, L. Á. (2014). O contributo da entrevista de autoconfrontação (didática) no conhecimento do trabalho do professor. Indagatio, 6(2), 38-48. (ISSN: 1647-3582). URL: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2918

 Graça, L., & Pereira, L. Á. (2014). A sinopse: uma ferramenta metodológica para analisar a prática docente. Indagatio, 6(2), 49-72 (ISSN: 1647-3582). URL: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2919

Pereira, L. Á. (1996). Texto argumentativo: modos de trabalho didáctico na aula de língua materna. Rumos, 10, 6-7 (s/ ISSN).

Pereira, L. Á. (1999). (Alguns) Temas e Problemas (da Investigação em) Didáctica da Escrita. ANAIS, Revista de Letras, 4, 335-349 (ISSN: 0871-0635).

Pereira, L. Á. (2000). A escrita do ‘Diário de Leituras’ – porque há razões para a escrileitura que a razão escolar desconhece. Palavras, 18, 19-33 (ISSN: 0870-7499).

Pereira, L. Á. (2000). Revista(s) da palavra de Carlos Queiroz. Contribuindo para o conhecimento da poética presencista. Revista da Universidade Fernando Pessoa, 5, 27-44 (ISSN: 0873-8181).

Pereira, L. Á. (2001). A formação de Professores para o ensino da escrita. Revista Portuguesa de Formação de Professores, 1, 85-96 (ISSN: 1645-0099X).

Pereira, L. Á. (2001). Os excluídos da Escrita Escolar. Outras razões para o Joãozinho (não) saber escrever. Educação, Sociedade e Culturas, 15, 99-115 (ISSN: 0872-7643).

Pereira, L. Á. (2001). Os Textos Literários na Aula de Português Língua Estrangeira ou a necessária invenção da estranheza em Didáctica das Línguas. Cadernos de Português Língua Estrangeira, 1, 45-62 (ISSN: 1645-3034).

Pereira, L. Á. (2001). Viver a Escrita em Português. Noesis, 59, 41-44 (s/ ISSN).

Pereira, L. Á. (2002). Aprender a escrever e trabalho do sujeito. De fio a pavio na construção da razão gráfica. Aprender – Revista da Escola Superior de Educação de Portalegre, 26, 49-54 (ISSN: 0871-1267).

Pereira, L. Á. (2004). A língua escrita no 1.º (s) Ciclo(s) do Ensino Básico – para uma definição de esquemas didácticos em ensino da produção de escritos e leitura. Intercompreensão – Revista de Didáctica das Línguas, 11, 49-59 (ISSN: 0872-3893).

Pereira, L. Á. (2004). O trabalho com a leitura e a escrita na Escola Básica – entre os (meros) exercícios escolares e uma (autêntica) formação de leitores e produtores de textos. Palavras, 25, 25-36 (ISSN: 0870-7499).

Pereira, L. Á., & Cardoso, I. (2005). Inovar no ensino da escrita – 2. A construção de uma relação positiva com a escrita. Palavras, 28, 63-79 (ISSN: 0870-7499).

Pereira, L. Á., & Graça, L. (2007). Saber escrever… textos informativos no 1.º ciclo: uma sequência didáctica. Palavras, 32, 95-106 (ISSN: 0870-7499).

Pereira, L. Á., & Graça, L. (2008). Saber escrever… para narrar através de uma sequência didáctica (1º ciclo de escolaridade do Ensino Básico). Palavras, 33, 87-94 (ISSN: 0870-7499).

Pereira, L. Á., & Graça, L. (2012). O trabalho com a escrita na escola: modos de (des)envolvimento e propostas de didactização nos 1.ºs ciclos de ensino. Exedra, número temático, dezembro 2012, 271-283 (URL: http://issuu.com/exedrajournal/docs/final-portugues-exedra2012finalmente?mode=window (ISSN: 1646-9526)

Rodrigues, L. C., & Pereira, L. Á. (2008). Dificuldades de Síntese da Informação Escrita: a pertinência de uma didáctica do escrito no Ensino Superior. Palavras, 33, 27-35 (ISSN: 0870-7499).

Rodrigues, L. C., & Pereira, L. Á. (2010). Uma proposta para a promoção da competência de síntese a partir de várias fontes em contexto académico. OPDES, Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior, 8, 5-20. (URL: http://issuu.com/ndsim/docs/n8miolo-v5) (ISSN: 1647-032X).

Pinto, M., & Pereira, L. Á. (submetido) Práticas de escrita no Ensino Básico para construção e explicitação de conhecimentos. Revista Portuguesa de Educação.