Em curso:
2018-2021 – DIADE – Desenvolvimento, Interação e Aprendizagem da Escrita no Ensino Básico
2018-2020 – Formação Continuada e COMUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: Aproximações Teórico-práticas – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada – Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS (BRASIL)
2017-2019 – Desenvolvimento da escrita: a APRECIAÇÃO CRÍTICA no Ensino Secundário
2017-2019 – Rede HELICE (Histoirie de l’enseignement de la littérature, comparaisons européenes) (Coordenação de Christophe Ronveaux et Marie-France Bishop)
2015-2019 – O ensino da escrita de diferentes géneros textuais.
2014-2018 – Action COST IS1401 – Strengthening Europeans’ capabilities by establishing the European literacy network (COST – European Cooperation in the field of Scientific and Technological Research). – Em continuidade
.
Concluídos:
2014-2017 – InterWriting II – Escritura em tempo e espaço real. Projeto de Cooperação Internacional Luso-Franco-Brasileiro, coord. por Eduardo Calil (Brasil).
2011-2014 – DAAR – Desenvolver, automatizar e auto-regular os processos cognitivos na escrita, coord. por Rui Alves, FPCE-UP.
2010-2013 – PROTEXTOS – Ensino da Produção de Textos no Ensino Básico. – Ensino da Produção de Textos no Ensino Básico” (PTDC/CPE-CED/101009/2008), coord. Luísa Álvares Pereira, CIDTFF, UA.
2009-2012 –European Research Network on Learning to Write Effectively (ERN-LWE) – COST ACTION IS0703 , coord. Denis Alamargot e Asa Wengelin
2006-2009 – Chain Stories (França, Itália, Portugal, Reino Unido, Roménia) – Programa Sócrates/Ação LINGUA 1 (Promoção da Aprendizagem de Línguas, coord. Stephen Moran).