Projetos Coletivos

Em curso:

2018-2021DIADE – Desenvolvimento, Interação e Aprendizagem da Escrita no Ensino Básico

2018-2020 – Formação Continuada e COMUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: Aproximações Teórico-práticas – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada – Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS  (BRASIL)

2017-2019 – Desenvolvimento da escrita: a APRECIAÇÃO CRÍTICA no Ensino Secundário

2017-2019 – Rede HELICE (Histoirie de l’enseignement de la littérature, comparaisons européenes) (Coordenação de Christophe Ronveaux et Marie-France Bishop) 

2015-2019 – O ensino da escrita de  diferentes  géneros textuais.

2014-2018 – Action COST IS1401 Strengthening Europeans’ capabilities by establishing the European literacy network (COST – European Cooperation in the field of Scientific and Technological Research). – Em continuidade

.

Concluídos:

2014-2017 –  InterWriting II – Escritura em tempo e espaço real.  Projeto de Cooperação Internacional Luso-Franco-Brasileiro, coord. por Eduardo Calil (Brasil).

2011-2014 – DAAR – Desenvolver, automatizar e auto-regular os processos cognitivos na escrita, coord. por Rui  Alves, FPCE-UP.

2010-2013 – PROTEXTOS – Ensino da Produção de Textos no Ensino Básico.  – Ensino da Produção de Textos no Ensino Básico” (PTDC/CPE-CED/101009/2008), coord. Luísa Álvares Pereira, CIDTFF, UA. 

2009-2012 –European Research Network on Learning to Write Effectively (ERN-LWE) –  COST ACTION IS0703 , coord. Denis Alamargot e Asa Wengelin

2006-2009 – Chain Stories  (França, Itália, Portugal, Reino Unido, Roménia) – Programa Sócrates/Ação LINGUA 1 (Promoção da Aprendizagem de Línguas, coord. Stephen Moran).