Projetos Coletivos

Em curso:

2015-2018 – Desenvolvimento da escrita em diferentes níveis e em diferentes géneros. Protextos. Departamento de Educação. Universidade de Aveiro.

2014-2018 - Action COST IS1401 - Strengthening Europeans’ capabilities by establishing the European literacy network (COST – European Cooperation in the field of Scientific and Technological Research).

2014-2016 - Projeto Internacional InterWriting I – ESCRITURA EM TEMPO E ESPAÇO REAL. Estudo contrastivo com alunos brasileiros e portugueses recém-alfabetizadosProjeto de Cooperação Internacional Luso-Franco-Brasileiro, coordenado por Eduardo Calil (Brasil).

 

.

Concluídos:

2011-2014 - Projeto nacional Desenvolver, automatizar e auto-regular os processos cognitivos na escrita (DAAR, coordenado por Rui Alexandre Teixeira Alves da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

2010-2013 – Protextos – Ensino da Produção de Textos no Ensino Básico. O projeto Protextos pretende construir conhecimento sobre a forma de ensinar os alunos do Ensino Básico a produzir textos de vários géneros assim como desenvolver materiais pedagógico-didáticos que auxiliem esta tarefa. Neste âmbito são desenvolvidas Oficinas de Formação para professores de Português, em particular aos envolvidos na lecionação dos 4º, 6º e 9º anos de escolaridade.

2009-2012 -  Ação Cost IS0703 – European Research Network on Learning to Write Effectively (ERN-LWE), coordenada por Denis Alamargot e vice-coordenada por Asa Wengelin. Integração no Working group 1Early acquisition of writing skills – e no [http://www.cost-lwe.eu/spip.php?rubrique39]

2007-2010 - Projeto nacional Línguas e Educação: construir e partilhar a formação, coordenado por Ana Isabel Andrade, do Departamento de Didática e Tecnologia da Universidade de Aveiro.

2006-2009 - Projeto internacional (França, Itália, Portugal, Reino Unido, Roménia) Chain Stories – Programa Sócrates/Ação LINGUA 1 (Promoção da Aprendizagem de Línguas, com coordenação de Stephen Moran do Centro Navarro de Autoaprendizaje de Idiomas).