DESTAQUE: Livro de Resumos

21 de junho de 2019

13h30–14h30 Receção dos participantes e entrega de documentação
Hall do Departamento de Educação e Psicologia – DEP (edifício 5 da UA)
14h30 – 15h00
sala 5.2.22
Sessão de abertura
Jorge Adelino Costa (Vice Reitor, em representação do Reitor da Universidade de Aveiro – UA)
Dora Fonseca (em representação do Diretor do Departamento de Educação e Psicologia DEP-UA)
Maria Helena Araújo e Sá (Coordenadora do CIDTFF, Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”)
José Curto (Presidente da “Associação de Estudos Lusófonos/Lusophone Studies Association – York University, Canadá)
Luísa Álvares Pereira (Coordenadora do Grupo ProTextos e Representante do grupo Reflexão sobre a Escrita)DEP-UA
15h – 16h45
sala 5.2.22
Conferências em Debate
Fundamentos para a Prática – Diferentes perspetivas teóricas: que relação com as práticas?
Carlos Gouveia (FLUL – Portugal) | Estratégias de desenvolvimento da escrita na escola de Sydney
Joaquim Dolz (UNIGE – Suíça) | Uma segunda geração de sequências didáticas para o ensino de produção escrita
Rui Alves (FPCE_UP – Portugal) | Como pode a Psicologia Cognitiva informar o Ensino da Escrita
Moderador – Luís Barbeiro
16h45-17h15 INTERVALO
Átrio do DEP
17h15 – 19h15 OFICINAS
Oficina 1 (sala 5.3.3): Apreciação Crítica no Ensino Secundário – Aurora Cerqueira, Betina Martins e José Ferreira
Oficina 2 (sala 5.3.4): Como motivar os alunos do ensino básico para a escrita – Ana Camacho, Mariana Silva, Susana Santos, Teresa Jacques e Rui Alves
Oficina 3 (sala 5.3.5): Ler para Aprender – Carlos Gouveia, Fausto Caels e Luís Barbeiro
Oficina 4 (sala 5.3.7): Escrita autobiográfica e de ficção: definindo-nos e conectando-nos – Rosa Maria Oliveira e Inês Cardoso
Oficina 5 (sala 5.3.10): A escrita no contexto do excerto literário – Ana Soares e Marie Manuelle Silva
Oficina 6 (sala 5.3.13): Escrita colaborativa online: ferramentas de partilha e colaboração – Maria José Loureiro, Filipe Moreira e Susana Senos

22 de junho de 2019

9h00 – 10h30
Painéis simultâneos
Painel 1 – sala 5.3.27
Balanço da Investigação sobre a Escrita: ponto de vista dos alunos e dos professores
Coordenador: Luís Barbeiro
Intervenientes:
José António Brandão Carvalho (UM – Portugal) (conferência enquadradora) – Investigação em Didática da Escrita – da construção de conhecimento teórico às práticas dos professores

José António Brandão Carvalho e Luís Barbeiro
Inês Cardoso e Célia Graça Lopes


Painel 2 – sala 5.3.3
Escrita e Consciência Metalinguística – O que nos dizem os textos das crianças (1.º Ciclo)? O desenvolvimento na produção escrita e a reflexão sobre a língua
Coordenadora: Rosa Lídia Coimbra
Intervenientes:
Eduardo Calil (UFA – Brasil) (conferência enquadradora) – Projeto Interwriting/DIADE e o Sistema Ramos – alguns estudos sobre rasuras comentadas por alunos (brasileiros, franceses e portugueses) recém-alfabetizados

Ana Catarina Costa e Rosa Lídia Coimbra
Filipa Fidalgo Reis e Luísa Álvares Pereira
Filomena Rocha
Adriana Cardoso e Mariana Oliveira Pinto


Painel 3 – sala 5.3.4
A escrita de géneros expositivos e argumentativos em diferentes disciplinas ao longo da escolaridade obrigatória
Coordenadora:Carmen Rodriguez Gonzalo
Intervenientes:
Rosalice Pinto (IFLNOVA/CEDIS– Portugal) (conferência enquadradora) – Argumentação em textos escritos: o papel do ‘savoir-faire’ docente
Conceição Siopa
Marta Sitoe
Noémia Jorge e Matilde Gonçalves
10h30 – 11h00 INTERVALO
Átrio do DEP
11h00 – 13h00 OFICINAS
Oficina 1 (sala 5.3.3): Sequência de trabalho didático de diferentes géneros de texto – Célia Graça Lopes e José Ferreira
Oficina 2 (sala 5.3.4): Iniciação à Escrita de Textos: Ditado ao Adulto – Maria Manuel Santos
Oficina 3 (sala 5.4.5): (Des)Envolver a escrita na ludicidade – Ana Almeida da Silva
Oficina 4 (sala 5.3.7): Leitura e escrita na escola básica – Glaís Sales Cordeiro
Oficina 5 (sala 5.3.10): Genética textual e processo de produção de texto na sala de aula do 1º Ciclo – Eduardo Calil
Oficina 6 (sala 5.3.13): Ensino da escrita em PLNM: abordagens complementares para públicos heterogéneos – Inês Cardoso e Luciana Graça
13h00 – 14h30   INTERVALO PARA O ALMOÇO  
14h30 – 15h45
[sessões de 3 comunicações: 20’ cada + debate]
COMUNICAÇÕES ORAIS I
Sessão 1 – SALA 5.3.3

Do prescrito ao materializado nos textos dos alunos, o que se diz sobre o ensino da escrita – Maria Izabel de Bortoli Hentz
A receção do texto escrito e seu impacto no ensino e aprendizagem escrita no 1.º ciclo do ensino secundário num contexto de cultura acústica – Emília Marrengula
O contributo do kamishibai plurilingue na promoção da escrita colaborativa de textos narrativos – Rosa Maria Faneca
MODERADORA: Ana Almeida Silva


Sessão 2 – SALA 5.3.4

Inspirações para a escrita de histórias interativas em contexto de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira – José Carlos Dias
ESCRIVARTE – Da pintura à escrita: caminhos cruzados entre artes. Uma experiência de escrita criativa em Português Língua Não Materna – Paula Cristina Pessanha Isidoro, Ana Catarina Coimbra de Matos & Ângela Carvalho
Os mecanismos de coesão interfrásica em produções escritas de alunos de PLE – Inês da Conceição Oliveira
MODERADORA: Inês Cardoso


Sessão 3 – SALA 5.3.5

Gramática y uso en la apropiación de géneros discursivos en primer curso de grado – Jordina Coromina-Subirats
Producción escrita y enseñanza de la gramática en los primeros cursos escolares: el adjetivo como modelo – Alícia Santolària
O poder da escrita: entre o substantivo e o verbo – Debora Lomba
MODERADORA: Célia Graça Lopes


Sessão 4 – SALA 5.3.7

Estratégias para o Ensino e a Avaliação da Escrita – O caso de uma Oficina de Formação para Professores de Língua Portuguesa do 2.º ciclo do Ensino Básico, em São Tomé – Ana Gorgulho, Nilza Costa & Leonor Santos
RE-WORD-IT, estratégias de atenção, leitura e escrita – Margarida Fonseca Santos
Avaliação, ensino e aprendizagem: uma abordagem integrada no desenvolvimento de competências de escrita. – Elisabete Tavares
MODERADOR: Betina Martins


Sessão 5 – SALA – 5.3.10

O ensino da escrita para contextos profissionais: a produção de carta de apresentação de resposta a anúncio de emprego – Carla Teixeira
O desenho do texto. Escrita e oralidade no ensino-aprendizagem em Arquitectura – Mário Mesquita
Creencias y prácticas sobre la escritura académica en el ámbito universitário – Andrea Rivera Ávalos & Carmen Rodríguez Gonzalo
MODERADOR: Fausto Caels
15h45 – 17h00
[sessões de 3 comunicações: 20’ cada + debate]
COMUNICAÇÕES ORAIS II
Sessão 6 – SALA 5.3.13

El proceso de revisión textual: los ejemplos prototípicos de género como elementos reguladores de la escritura – Victoria Abad Beltrán & Carmen Rodríguez Gonzalo
Estratégias de interação na reescrita conjunta para o ensino-aprendizagem da escrita – Célia Barbeiro & Luís Barbeiro
Correção e revisão da produção escrita em PLNM – algumas propostas – Judite Carecho, Anabela Fernandes & Rute Soares
MODERADORA: Rosa Lídia Coimbra


Sessão 7 – SALA SALA 5.3.3

O gênero biodata no processo de ensino e aprendizagem de Português Língua Adicional – Meire Celedônio
Escritas de vida: Uma experiência de criação autobiográfica na infância – Carolina M. C. Pezzoni, Ana Paula F. de Oliveira & Margarida R. Henriques
Escrever-sobre-viver – Hugo Amaral
MODERADORA: Maria José Gamboa


Sessão 8 – SALA 5.3.4

Escriure amb sentit posant el focus en l’objectiu i la funció social de l’escriptura – Jordina Coromina-Subirats
Exemplificando estratégias de leitura e escrita de base genológica – Ângela Quaresma & Fausto Caels
Narrativas sobre africanas da pesquisa para educação básica: gêneros textuais para um ensino interdisciplinar – Cristiane Santos
MODERADORA: Aurora Cerqueira


Sessão 9 – SALA 5.3.5

Aprender a escribir una autobiografía lingüística. Un ejemplo de escritura reflexiva y metacognitiva en la formación inicial de maestros – Mariona Casas-Deseures
La alfabetización temprana en España: fortalezas y resistências – Alícia Santolària and Susana Sánchez
Ensinar a escrita na educação básica e os desafios de uma formação na perspectiva de comunidades de desenvolvimento profissional – Ana Maria de Mattos Guimarães, Anderson Carnin & Maria Izabel De Bortoli Hentz
MODERADORA: Maria Izabel De Bortoli Hentz


Sessão 10 – SALA 5.3.7

El aprendizaje de la escritura de textos de opinión en alumnos de primaria: análisis de la actividad metalingüística, de los conceptos sobre la escritura y de los productos finales – Teresa Ribas Seix, Carmen Rodríguez Gonzalo & Carme Durán
Escrever para saber: a relevância do conhecimento prévio – Paula Cristina Ferreira
MODERADORA: Mariana Oliveira Pinto


17h00 – 17h30 INTERVALO
Átrio do DEP
17h30 – 18h30
sala 5.2.22  
Que Perspetivas para a Investigação e o Ensino da Escrita?
Coordenadora: Teresa Ribas Seix (UAB – Espanha)

Glaís Sales Cordeiro(UNIGE – Suiça)
Debate
18h30
sala 5.2.22  
Sessão de encerramento