Luísa Álvares Pereira

CV_LuisaAlvaresPereira

 FotografiaLap

Professora Auxiliar com agregação do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro

Investigadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF); do Grupo ALTER – Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações; do Grupo CRIMIC – Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques et Contemporains e do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL).

Tem estado envolvida em vários projetos nacionais e internacionais como coordenadora, membro ou consultora e é orientadora de várias dissertações de mestrado, teses de doutoramento e de projetos de pós-doutoramento. Tem sido responsável por vários programas de formação de professores, conferências e seminários sobre Ensino e aprendizagem da Língua e Literatura Portuguesas em geral e sobre o Ensino e aprendizagem da Escrita, Escrita académica e Formação de professores de língua. Os resultados da sua investigação e da sua experiência no ensino têm sido amplamente divulgados não só através da participação em vários encontros científicos nacionais e internacionais, mas também através de muitas publicações como autora e coautora. É ainda membro de vários comités científicos de livros e revistas e tem sido membro de diferentes comités científicos de conferências nacionais e internacionais.

 

Domínio científico de atuação

Ciências da Educação

Didática de Línguas e Desenvolvimento Curricular

Didática do Português

Literacia e Escrita Académica

Interesses de investigação

  • Ensino e aprendizagem da Língua e da Literatura Portuguesas
  • Ensino e aprendizagem da Escrita
  • Escrita académica e científica
  • Formação de professores de língua.

Alguns exemplos de publicações:

1- Livros e brochuras

Pereira, L. Á. (2000). Escrever em Português: Didácticas e Práticas. Porto: Edições Asa (ISBN: 972-41-2408-8) (edição esgotada).

Pereira, L. Á. & Azevedo, F. (2002). Como abordar…a produção de textos escritos. Porto: Areal Editores (ISBN: 972-627-642-X) (reimpresso em 2005).

Pereira, L. Á. (2002). Para uma Didáctica Textual – tipos de textos/ tipos de discursos e ensino do Português (“Textos Pedagógicos – profissionalização em serviço 2001-2002”). Aveiro: CIFOP (ISBN: 972-789-054-7).(edição esgotada).

Pereira, L. Á. (2002). Das Palavras aos Actos – ensaios sobre a escrita na escola (“Temas de Investigação”). Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (ISBN: 972-783-064-1).

Pereira, L. Á., & Azevedo, F. (2005). Como abordar… A escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Porto: Areal Editores (ISBN: 972-627-834-1).

Barbeiro, L., & Pereira, L. Á. (2007). O ensino da escrita: a dimensão textual. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação, Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (ISBN: 978-972-742-268-5).

Pereira, L. Á. (2008). Escrever com as crianças. Como fazer bons leitores e escritores. Porto: Porto Editora (ISBN: 978-972-0-34372-7).

Pereira, L. Á, & Graça, L. (Eds.). (2009). Actividades para o ensino da língua. Cadernos PNEP. Aveiro: Universidade de Aveiro. ISBN: 978-972-789-296-9.

Pereira, L. Á., & Cardoso, I. (Coord.) (2010). Actividades para o ensino da língua: Compreensão da leitura. Cadernos PNEP 2. Aveiro: Universidade de Aveiro (c/ CD-ROM), 141 pp. (ISBN: 978-972-789-322-5).

Pereira, L. Á. et al. (2010). Actividades para o ensino da língua: Compreensão da leitura. Cadernos PNEP 2Pereira, L. Á. & Cardoso, I. (Coord.). Aveiro: Universidade de Aveiro (c/ CD-ROM), 141 pp. (ISBN: 978-972-789-322-5).

Borges, H., & Pereira, L. Á. (2011). A Poesia das Letras – Atividades com o texto poético no 1.º ciclo. Porto: Porto Editora (ISBN livro: 978-972-0-17070-5; guia do professor: 978-972-0-94692-8).

Pereira, L. Á., & Cardoso, I. (2011). Ensinar a escrever com os Novos Programas de Português. 2.º Ciclo do Ensino Básico. Porto: ASA, (c/ CD-ROM), (ISBN: 978-989-23-1523-2).

Carvalho, J. A. B., Barbeiro, L., Pereira, L. Á., & Silva, A. C. (Eds.). (2012), Aula de Língua: Interação e Reflexão. Óbidos: Várzea da Rainha Impressores, S.A. (ISBN: 978-989-95554-6-4).

Pereira, L. Á., & Cardoso, I. (Coord.).(2013). Reflexão sobre a escrita. O ensino de diferentes géneros de textos. Aveiro: UA Editora. [ISBN: 978-972-789-358-4).

Pereira, L. Á., & Cardoso, I. (Coord.) (2013). Actividades para o ensino da língua: produção escrita. Cadernos 3/Protextos. Aveiro: Universidade de Aveiro (c/ CD-ROM), 162 pp. (ISBN: 978-972-789-383-6).

 2.  Artigos em Revistas

Pereira, L. Á. (2000). A escrita do ‘Diário de Leituras’ – porque há razões para a escrileitura que a razão escolar desconhece. Palavras, 18, 19-33.

Pereira, L. Á. (2000). Revista(s) da palavra de Carlos Queiroz. Contribuindo para o conhecimento da poética presencista. Revista da Universidade Fernando Pessoa, 5, 27-44.

Pereira, L. Á. (2001). Os excluídos da Escrita Escolar. Outras razões para o Joãozinho (não) saber escrever. Educação, Sociedade e Culturas, 15, 99-115.

Pereira, L. Á. (2001). Os Textos Literários na Aula de Português Língua Estrangeira ou a necessária invenção da estranheza em Didáctica das Línguas. Cadernos de Português Língua Estrangeira, 1, 45-62.

Pereira, L. Á. (2004). Ler e escrever na escola «primeira» (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textos. Calidoscópio, 2, 43-47.

Pereira, L. Á., & Albuquerque, F. (2005). Le texte littéraire à l’école primaire au Portugal: Programmes, projets, théories et pratiques. Repères – Recherches en didactique du français langue maternelle (Nouvelle Série) – Les frontières de la littérature telle qu’elle s’enseigne, 32, 123-158.

Rodrigues, L. C., & Pereira, L. Á. (2008). Dificuldades de Síntese da Informação Escrita: a pertinência de uma didáctica do escrito no Ensino Superior. Palavras, 33, 27-35.

Pereira, L. Á., Cardoso, I., & Graça, L. (2009). For a definition of the teaching/learning of writing. L1: Research and action. L1 – Educational studies in language and literature, 9(4), 87-123.

Graça, L., & Pereira, L. Á. (2009). Trabalho docente, objecto ensinado e ferramenta de ensino – uma tríade em (inter)acção sob análise. Estudos Linguísticos/Studies Linguistics, 3, 257-268.

Ferrão Tavares, C., & Pereira, L. Á. (2012). Apresentação: Literacias académicas multimodais. Intercompreensão – Revista de Didáctica das Línguas, 16, 5-9.

Correia, J. A., Pereira, L. Á., & Vaz, H. (2012). Políticas educativas e modos de subjectivação da profissão docente. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, 42(146), maio-agosto, 388-407.

Pereira, L. Á., Graça, L., & Carnin, A. (Aceite). Modelos de formação para o ensino da escrita em Portugal e no Brasil. Revista da Faeeba. Salvador da Baía: UNEB.

 

Capítulos de livros:

Pereira, L. Á. (2001). A formação de Professores para o ensino da escrita. In I. Sim-Sim (ed.), A Formação para o Ensino da Língua Portuguesa na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico ("Cadernos de Formação de Professores") (pp. 35-49). Porto: Porto Editora.

Pereira, L. Á. (2004). Des discours sur les pratiques aux pratiques d’enseignement. In C. Barré-De-Miniac, C. Brissaud, & M. Raspail (éds.), La littéracie: Conceptions théoriques et pratiques d’enseignement de la lecture-’écriture (pp. 319-333). Paris: L’ Harmattan.

Pereira, L. Á. (2005). O Ensino da escrita na escola: Um objecto Plural. In J. A. Carvalho, L. Barbeiro, A. Silva, & J. Pimenta (eds.), A escrita na escola, hoje: Problemas e desafios. Actas do II encontro de reflexão sobre o ensino da escrita (pp. 55-67). Braga: Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho.

Pereira, L. Á. (2005). Se a literatura nos ensina, como poderemos (não) ensiná-la? In L. Dionísio, & R. Vieira de Castro (eds.), O Português nas Escolas, Ensaios sobre a língua e Literatura no Ensino Secundário (pp. 133-145). Coimbra: Editora Almedina.

Pereira, L. Á., & Graça, L. (2007). Da conceptualização do contexto de produção e da sua produtividade na Didáctica da Escrita. In A. M. Guimarães, A. R. Machado, & M. A. Coutinho (eds.), O Interacionismo Sociodiscursivo: Questões Epistemológicas e Metodológicas (pp. 177-189). Campinas, Brasil: Mercado de Letras.

Pereira, L. Á., & Barbeiro, L. F. (2010). A revisão textual acompanhada como estratégia de ensino da produção escrita. In M. J. D. Luna, A. G. Spinillo, & S. G. Rodrigues (eds.), Leitura e Produção de Texto (pp. 51-80). Recife: Editora Universitária da UFPE.

Pereira, L. Á., & Cardoso, I. (2010). Os textos de reflexão (livre) em contexto de formação de professores de escrita: Que género? Que mundos? Que desafios? In A. I. Andrade, & A. S. Pinho (eds.), Línguas e educação: práticas e percursos de trabalho colaborativo. Perspectivas a partir de um projecto (pp. 133-156). Aveiro: Universidade de Aveiro.

Pereira, L. Á., Aleixo, C., Cardoso, I., & Graça, L. (2010). The teaching and learning of writing in Portugal: the case of a research group. In C. Bazerman, R. Krut, K. Lunsford, S. McLeod, S. Null, P. M. Rogers, & A. Stansell (eds.), Traditions of Writing Research (pp. 58-70). UK, Oxford: Routledge.

Pereira, L. Á., & Cardoso, I. (2013). Estratégias dos alunos na relação com a escrita dentro e fora da escola. In M. L. Matos (ed.), JOVALES: Jovens, alunos, ensino secundário. Porto: CIIE/Livpsic.

Pereira, L. Á., & Cardoso, I. (2013). A Sequência de ensino como dispositivo didático para a aprendizagem da escrita num contexto de formação de professores. In L. Á. Pereira, & I. Cardoso (eds.), Reflexão sobre a escrita. O ensino de diferentes géneros de textos. Aveiro: Universidade de Aveiro / DE.

Pereira, L. Á., & Correia, J. A. (aceite). Teaching academic writing in Portugal: A study in higher education. In Delcambre, I., & Lahanier-Reuter, D. (eds.), International studies on writing at the university: comparisons and evolutions. Perspetives on Writing Series.

Conferências/ Comunicações/Workshops/Oficinas Apresentadas a Convite (alguns exemplos desde 2009 até ao presente)

Pereira, L. Á. & Pinho, A. (2009). Argumentative genres in Portugal. Comunicação apresentada na European Research Network on Learning to Write Effectively (ERN-LWE) – COST (European agency for Cooperation in the field of Scientific and Technological research) ACTION IS0703, coordenada por Denis Alamargot e vice-coordenado por Asa Wengelin. Espanha, Barcelona, 5-8 de abril.

Pereira, L. Á., Aleixo, C., Cardoso, I., & Graça, L. (2009). Ensino e a aprendizagem da escrita: o contributo de dispositivos didáticos utilizados em sala de aula (“Teaching and learning of writing: the role of teaching devices in the classroom”)., Simpósio apresentado na 16ª Conferência Europeia da Leitura / 1º Fórum Ibero-Americano em Literacias, na sessão “Professores de Literacia e Estratégias de Ensino”, Braga, 21 de julho.

Cardoso, I. & Pereira, L. Á. (2009). Relationship with writing both in school and extrasschool contexts – a study in compulsory Education. JURE 2009 Preconference of Earli, Amesterdão, 24 de agosto.

Pereira, L. Á., Barbeiro, L., Graça, L., Cardoso, I. & Carvalho, J. A. B. (2009). Análise do trabalho de escrita em sala de aula: sinopse e mecanismos linguístico-discursivos. Comunicação apresentada no IV Seminário "A aula como contexto de investigação sobre o ensino e a aprendizagem de língua". Braga, Universidade do Minho, 17-18 de setembro.

Pereira, L. Á., Cardoso, I. & Graça, L. (2009). O Reconto no 4.º ano: a evolução da competência de (re)escrita. Comunicação apresentada no II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP). Évora, Universidade de Évora, 6-11 de outubro.

Pereira, L. Á., Cardoso, I., Oliveira, A. L., Graça, L., Loureiro, M. J. & Martins, B. (2009). Ensinar a escrever a argumentação em vários géneros e em várias línguas. Comunicação oral apresentada no IV Encontro de Reflexão sobre o Ensino da Escrita / II Encontro Nacional de Oficinas de Escrita. Aveiro, Universidade de Aveiro, 16-17 de outubro.

Pereira, L. Á. (2010). Ler e Escrever: dependências e independências. Comunicação apresentada no II Encontro Formar Crianças Leitoras: instrumentos e estratégias. Viseu, Biblioteca Escolar da Escola EB 2,3 Infante D. Henrique, 15 de maio.

Pereira, L. Á., Cardoso, I., Cerqueira, A., Martins, B., Gomes, F., Balseiro, R. & Correia, T. (2010). Entre formação e didáctica da escrita: dispositivos de ensino e processos formativos. Comunicação oral apresentada na Formação "Línguas e Educação: Construir e Partilhar a Formação". Ílhavo, Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, 22 de maio.

Pereira, L. Á., Santos, A., Lopes, C., Pinto, J., Cortesão, M., Santos, M. & Lopes, P. (2010). Práticas no âmbito da Compreensão da Leitura. Workshop/oficina dinamizado/a no 8.º Encontro Nacional / 6.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Braga, Universidade do Minho, 8 de julho.

Pereira, L. Á., Cardoso, I., Cerqueira, A. & Martins, B. (2010). Entre formação e didáctica da escrita: dispositivos de ensino e processos formativos. Comunicação apresentada no Colóquio final do projeto “Línguas e Educação: construir e partilhar a formação” intitulado “Línguas e Educação: práticas e percursos de trabalho colaborativo”. Aveiro, Universidade de Aveiro, 16 de julho.

Pereira, L. Á. (2010). PROTEXTOS – Présentation d’un project de recherche au Portugal: enseignment de la production de textes dans l’enseignement obligatoire (6 ans – 15 ans). Comunicação apresentada no Grafe (Group Romande d’Analyse du Français Écrit). Suíça, Université de Genève, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, 17 de dezembro.

Pereira, L. Á. (2011). O Trabalho com a Escrita na Escola: modos de (des)envolvimento e propostas de didactização. Conferência plenária apresentada no II Encontro Internacional do Ensino do Português. Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra, 10-12 de fevereiro.

Pereira, L. Á. (2011). Formação de professores para o ensino da produção de textos: que teorias? que práticas? Conferência apresentada em Formação Docente: textos, teorias e práticas. Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 9-12 de março.

Pereira, L. Á. (2011). A (in)visibilidade da fronteira entre a gramática e a literatura. Comunicação apresentada no 11.º Encontro de Professores de Português, organizado pela AREAL. Porto, Exponor, 26 de março.

Pereira, L. Á., & Cardoso, I. (2011). “Workshop de Escrita Científica” a convite na “Semana de Psicologia e Ciências de Educação”, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, 11 de abril.

Pereira, L. Á. (2011). A relação com a cultura de futuros educadores dos níveis iniciais de escolaridade. Comunicação oral apresentada no Encontro: “Quando falamos de cultura de que é que falamos?”. Porto, Universidade Fernando Pessoa, 7-8 de junho.

Pereira, L. Á., & Cardoso, I. (2011). “Para uma modelização do ensino da escrita: modos de desenvolver literacias. Comunicação apresentada nos Seminários Abertos – 2011, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Animação da Leitura. Porto, Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, 18 de junho.

Cardoso, I., & Pereira, L. Á. (2011). O ensino da produção escrita com base em géneros de texto. A «sequência de ensino» como dispositivo de aprendizagem. Comunicação apresentada no Encontro do LEIP – “Ensinar Português hoje: problemas e desafios”, Universidade de Aveiro, DE, 8 de julho.

Pereira, L. Á. (2011). Ensino da produção de textos: investigação, formação e dispositivos. Conferência plenária apresentada no Encontro do LEIP – “Ensinar Português hoje: problemas e desafios”, Universidade de Aveiro, DE, 8 de julho.

Pereira, L. Á. (2011). Elaborar Sequências de Ensino para desenvolver a (competência de) produção verbal por escrito em Língua(s): Como? Com que pressupostos teóricos?. Comunicação apresentada no Colóquio Internacional de Homenagem a Clara Ferrão Tavares “Intercompreensão, plurilinguismo & didática das línguas estrangeiras: uma viagem entre culturas”. Faro, Universidade do Algarve, 26-27 de setembro.

Pereira, L. Á. (2011). Didática da Escrita de Textos e Formação de Professores. Comunicação apresentada no Colóquio Internacional “Educação em Línguas – Questões de Identidade, Docência e Avaliação”. Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 4-5 de novembro.

Pereira, L. Á. (2011). Da Poesia das Palavras e DA POESIA das Letras na Escola do 1.º Ciclo. Comunicação no contexto da apresentação do livro Da Poesia das Letras. Porto, Fundação Engenheiro António de Almeida, 26 de novembro.

Pereira, L. Á. & Cardoso, I. (2011). Apresentação do livro Na Roda Gigante – Escritas de Vida, Histórias da Escola, de Rosa Oliveira. Ovar, Agrupamento de Escolas de Ovar – EB 2, 3 António Dias Simões, 16 de dezembro.

Pereira, L. Á., & Graça, L. (2012). A aula como espaço de desenvolvimento profissional: o contributo da entrevista de autoconfrontação. Comunicação apresentada no V Seminario El aula como âmbito de investigación sobre la enseñanza y aprendizaje de la lengua, Universidad del País Vasco – EuskalHerriko Unibertsitatea (UPV-EHU), Donostia-San Sebastián, 26 e 27 de janeiro.

Pereira, L. Á. (2012). Da Escolarização da Escrita à Produção Escrita na Escola – um percurso didáctico por excelência. Comunicação apresentada no contexto do Grupo Pretexto do CLUNL - Universidade Nova de Lisboa, 9 de março.

Graça, L., &  Pereira, L. Á. (2012). Ensinar a escrever em português – Princípios e práticas. Comunicação apresentada no HHerkunftssprachlicher Unterricht – Portugiesisch, promovido pelo Instituto Camões. Weilburg, Alemanha, 23 e 24 de abril.

Pereira, L. Á. (2012). Os textos literários no 1-º Ciclo – mudanças e continuidades. Comunicação apresentada no VI Encontro de Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade. Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa, 9 de julho (URL: https://sites.google.com/site/viencontrodelinguaportuguesa/).

Pereira, L. Á., Cardoso, I., & Graça, L. (2012). Para a definição da sequência de ensino como dispositivo para a aprendizagem da escrita: enquadramento teórico e exemplos da prática. Terceras Jornadas Internacionales de Investigación y Prácticas en Didáctica de las lenguas y las literaturas. Argentina, Universidad Nacional de Río Negro, Bariloche, 1 e 2 de novembro.

Pereira, L. Á. (2012). Apresentação do livro O livro dos corações, de Luciana Graça (texto) & Raquel Pinheiro (ilustrações). Aveiro, Hotel Meliá Ria, 23 de novembro.

Cardoso, I., & Pereira, L. Á. (2012). “Ensinar a escrever, na escola, hoje”. Sessão de formação com professores do Departamento de Línguas, Colégio de Nossa Senhora da Assunção, Famalicão de Anadia, 5 de dezembro.

Cardoso, I., & Pereira, L. Á. (2012-2013). “Ensinar a escrever, na escola, hoje”, no âmbito da Oficina de Português: Metas e programas: novos desafios na Didática do Português. Sessões de formação com professores do Departamento de Línguas, Escola Secundária José Estêvão, Aveiro, de 29 de novembro de 2012 a 10 de janeiro (total de 180 minutos).

Carvalho, J. A., Barbeiro, L. F., Pereira, L. Á., Cardoso, I., & Graça, L. (2013). RESCRITA - Grupo de reflexão sobre a escrita. VI Seminário: El aula como âmbito de investigación sobre la enseñanza y aprendizaje de la lengua. Espanha, Barcelona, 24 e 25 de janeiro.

Cardoso, I., Cerqueira, A., & Pereira, L. Á. (2013). “Oralidade e escrita: (re)pensar modos de ensino”. Sessão de formação com professores do Departamento de Línguas, Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, Gafanha da Nazaré, 30 de janeiro.

Pereira, L. Á. (2013). O Clube de Leitura em contexto escolar. Promoção da competência literária e da literacia. Comunicação apresentada no 4º Encontro de literatura infantojuvenil. Estarreja, Biblioteca Municipal de Estarreja, 9 de março.

Pereira, L. Á. (2013). A educação literária nos primeiros anos da escolaridade. Comunicação apresentada no XVII Encontro Internacional de Reflexão e Investigação (EIRI 2013). Vila Real, UTAD, 16 de abril.

Pereira, L. Á., Cardoso, I., Pereira, L. C., & Graça, L. (2013). Symposium ‘Lecture littéraire, literarisches Lesen, Reading literature, etc.: conceptions, practices, evaluations. An international perspective’ - Reading Literature in Portugal. 9th International Conference of the International Association for the Improvement of Mother Tongue Education (IAIMTE). Paris, Université Paris-Est Créteil (UPEC). 10-13 de junho.

Cardoso, I., & Pereira, L. Á. (2013). A sequência de ensino como dispositivo de aprendizagem do género “fábula” – intervenção nos três ciclos do EB. V Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita. Protextos: um projeto para o ensino, formação e aprendizagem da produção textual, UA, DE - 4, 5 e 6 de julho de 2013.

Lopes, Célia Graça, Pereira, L. Á., & Cardoso, I. (2013). Práticas de escrita escolar e extraescolar dos alunos do EB. V Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita. Protextos: um projeto para o ensino, formação e aprendizagem da produção textual, UA, DE - 4, 5 e 6 de julho de 2013.

Direito, Elsa, Cardoso, I., & Pereira, L. Á. (2013). A escrita na escola: a relação de professores de Ciências, Geografia, História e Matemática com a escrita. V Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita. Protextos: um projeto para o ensino, formação e aprendizagem da produção textual, UA, DE - 4, 5 e 6 de julho de 2013.

Organização de Seminários e Conferências

Membro da Comissão Organizadora (com Ana de Sousa, Célio Augusto, Cristina Sá, Edviges Antunes Ferreira, Paulo Feytor Pinto) do 5.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, “Como pôr os alunos a trabalhar? Experiências formativas na aula de Português”. Aveiro, UA, 29-31 de janeiro de 2003.

Membro da Comissão Organizadora (com António Neto Mendes, Gabriela Portugal, Isabel Martins, Fernanda Couceiro e Ofélia Libório) do 1.º Simpósio Nacional de Educação Básica” Aveiro, UA, 13-14 de novembro de 2003.

Membro da Comissão Organizadora do Congresso Bienal da CPLP para a Língua Portuguesa. Viseu, 19-21 de abril de 2004.

Presidente da Comissão Organizadora do 1.º Encontro Nacional de Oficinas de Escrita no Ensino de Línguas. Aveiro, UA, 28 e 29 de outubro de 2004.

Membro da Comissão Organizadora do Seminário (28 de Janeiro) e da Exposição (26 a 28 de Janeiro 2005) do Projecto LITTERA – Escrita, Reescrita, Avaliação – Um projecto integrado de ensino e aprendizagem do Português – Para a construção de uma alternativa viável – Fundação Calouste Gulbenkian – DDTE, UA.

Membro da Comissão Organizadora do II Encontro Nacional do PNEP, em parceria com a DGIDC/ME. Aveiro, UA, DE, 20-21 de março de 2009.

Membro da Comissão Organizadora do IV Seminário El Aula, Universidade do Minho, setembro de 2009.

Coordenadora do IV Encontro de Reflexão sobre o Ensino da Escrita/ II Encontro Nacional de Oficinas de Escrita. Aveiro, UA, 16-17 de outubro de 2009.

Co-coordenadora da Comissão Organizadora do I Encontro do LEIP – “Ensinar Português hoje: problemas e desafios”. Aveiro, UA, 8 de julho de 2011.

Membro da Comissão Organizadora do Academic Writing in Higher Education, Lisboa, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 10 de julho de 2012.

Coordenadora da Comissão Organizadora do Academic Writing in Higher Education Across Countries, Aveiro, ISCAA-UA, 16 de julho de 2012.

Coordenadora de vários Seminários de investigação, realizados, mensalmente, no âmbito do Projeto Protextos. Aveiro, Universidade de Aveiro, ano de 2012.

Coordenadora da Comissão Organizadora do V Encontro Internacional de Reflexão sobre a escrita. Protextos: um Projeto para o Ensino, Formação e Aprendizagem da Produção Textual PTDC/CPE-CED/101009/2008). Aveiro, Universidade de Aveiro, 4-6 de julho de 2013.

Formação Avançada

Teses de Pós-Doutoramento concluídas

Lucinea Aparecida de Rezende (Janeiro a outubro de 2007; bolseira da FCT), Vivências teórico-práticas de leitura e o construir de um desenho curricular, Universidade de Estudos Londrinos (UEL), Brasil.

Andrea Francisco Amat (1 de maio a 31 de julho de 2011), Dialogando com los médios, construcción de una mirada crítica sobre los discursos mediáticos com educadores y comunicadores en la UJI., Universidade Jaume I, Castellón.

Teses de Pós-Doutoramento em curso

Maria Inês Almeida Cardoso (Bolseira FCT SFRH/BPD/44055/2008, 2009-2013), Reconstruir o ensino da escrita: potencialidades de uma comunidade de desenvolvimento profissional, na área de Didática, Universidade de Aveiro, em coorientação com Ana Isabel Oliveira Andrade.

Luciana Graça (Bolseira FCT SFRH/BPD/75952/2011- 2012, 2013), Formação, investigação e ensino da escrita: uma articulação indispensável para a profissionalização docente, na área de Didática, Universidade de Aveiro, em coorientação com Joaquim Dolz (Université de Genève).

Teses de Doutoramento concluídas

Maria José Miranda Nazaré Loureiro (equiparada a bolseira pelo ME, 2005-2007), Construção do discurso argumentativo num contexto de e-learning no ensino superior, na área de Didática, em coorientação com António Augusto Freitas Gonçalves Moreira, Universidade de Aveiro, 31 de julho de 2007.

Anabela de Sousa de Pinho (equiparada bolseira pelo ME, 2004-2008), Organização do texto argumentativo escrito em ambiente de b-Learning – Um estudo com alunos da Universidade de Aveiro, com coorientação de António Augusto Freitas Gonçalves Moreira, na área de Didática, Universidade de Aveiro, 27 de outubro de 2008.

Maria Inês Almeida Cardoso (bolseira FCT, 2005-2008), A relação com a escrita extra-escolar e escolar. Um estudo no Ensino Básico, na área de Didática, Universidade de Aveiro, 13 de maio de 2009.

Luciana Manuela de Almeida Graça (bolseira FCT, 2005-2008), O papel das ferramentas didácticas nas práticas docentes de escrita. A análise do objecto ensinado numa sequência didáctica do texto de opinião no Ensino Básico, na área de Didática, Universidade de Aveiro, 18 de fevereiro de 2010.

Leila Calil Saade Rodrigues, Processos de síntese da Informação escrita – um estudo com alunos do Ensino Superior Politécnico, na área de Didática, Universidade de Aveiro, 4 de Março de 2010.

Maria da Conceição Fernandes Antunes Aleixo (bolseira FCT, 2005-2009), Os cadernos de escrita como instrumentos mediadores da aprendizagem e desenvolvimento do processo escritural por alunos do 1.º Ciclo, na área de Didática, Universidade de Aveiro, 24 de junho de 2010.

Maria José Gambôa (bolseira FCT, 2004-2010), A construção escolar do plano nacional de leitura – um estudo num agrupamento de escolas do Ensino Básico, na área de Didática, com coorientação de Maria de Lurdes Dionísio, do Departamento de Metodologias de Educação da Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, 9 de novembro de 2010.

Ana Carla Migueis Amaro (bolseira FCT, e do FSE), Quando as crianças contam história, estudo para o desenvolvimento de uma aplicação multimédia interativa de suporte ao conto de histórias por crianças do 1.ºCEB, na área da Multimédia em Educação, em coorientação com António Augusto Freitas Gonçalves Moreira, Universidade de Aveiro, 18 de julho 2012.

Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte de Veiga (bolseira FCT, 2010-2013), Escrever para aprender: estratégias didáticas, textos e práticas, na área de Didática e Formação – Ramo de Didáctica e Desenvolvimento Curricular (com base curricular) (27 de maio de 2014).

José Manuel da Costa Ferreira, A Web 2.0 e a escrita no Ensino Básico, em coorientação com Luís Filipe Tomás Barbeiro (Escola Superior da Educação de Leiria), na área de Multimédia em Educação (de base curricular), Universidade de Aveiro (provas marcadas para 1 de julho de 2014).

Dissertações de Mestrado Concluídas (alguns exemplos)

Ana Celeste Paiva, A consciência fonológica e as conceptualizações precoces sobre a escrita na aprendizagem da ortografia, com orientação de Fernanda Leopoldina Viana, do Instituto de Estudos da criança da Universidade do Minho, na área de Educação em Línguas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade de Aveiro, 22 de julho de 2009.

Elsa Maria Chaves do Rosário, Aprendizagem da escrita através da Web 2.0 – Um estudo com alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico, com coorientação de António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira, na área de Multimédia em Educação, Universidade de Aveiro, 10 de maio de 2010.

Inês Filipa Domingos Patrão Ramos, O PNL e as TIC: Efeitos na relação dos alunos com a Leitura, com orientação de António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira, na área de Multimédia em Educação, Universidade de Aveiro, 19 de julho de 2010.

Sara Isabel da Silva Ramalho, Ensino da exposição oral: uma experiência no 4.º ano do ensino básico, na área de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade de Aveiro, 27 de julho de 2012.

Daniela Oliveira Brás, Produção de Textos no 1.º CEB – A exposição escrita, na área de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade de Aveiro, 27 de julho de 2012.

Sónia Correia, As escritas das crianças: desenvolver a linguagem no pré-escolar, Universidade de Aveiro, 13 de dezembro de 2012.

Andreia Alcobia, Os Sons e as Letras das Palavras: promover atividades fonológicas, Universidade de Aveiro, 18 de dezembro de 2012.

Sara Nunes, Aprender a ler com a literatura: o papel do álbum, Universidade de Aveiro, 30 de novembro de 2012.

Inês Moura, Ortografia e produção textual em diferentes níveis do Ensino Básico, com coorientação de Rosa Lídia Coimbra (DLC, Universidade de Aveiro), na área de Didática, Universidade de Aveiro, 5 de dezembro de 2012.

Céu Bastos, Escrever para aprender História – um estudo no 7.º ano de escolaridade, com coorientação de Luciana Graça (DE, Universidade de Aveiro), na área da Didática. Universidade de Aveiro, 07 de dezembro de 2012.

Margarida Cortesão, O ensino de Poesia com Quadro Interativo. Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com coorientação de Maria Inês Cardoso (DE, Universidade de Aveiro), na área de Didática – Especialização em Tecnologia, Universidade de Aveiro, 13 de dezembro de 2012.

Denise Francisco, O reconto escrito – um estudo realizado com alunos do 3.º ano, Universidade de Aveiro, 5 de dezembro de 2012.

Alexandra Margarida da Costa Ramos, O processo de escrita de textos informativos por alunos do 3.º ano, Universidade de Aveiro, 8 julho 2013.

7. Coordenação de Projetos de Investigação

Investigadora responsável pelo projeto de Investigação nacional Das práticas à formação dos professores de Português no domínio da escrita, aprovado e subsidiado pelo IIE (66/94 no âmbito da submedida 9.5 do Sistemas de Incentivos à Qualidade da Educação) (1994-1995)

Investigadora responsável pelo projeto nacional Ensinar a escrever no Ensino Secundário: o sentido das práticas dos professores de Português, financiado pelo IIE no âmbito da medida 2 do Sistema de Incentivos à Qualidade (1998-1999).

Coordenadora da equipa da Universidade de Aveiro do projeto internacional (França, Itália, Portugal, Reino Unido, Roménia) Chain Stories – Programa Sócrates, no âmbito da Ação LINGUA 1 (Promoção da Aprendizagem de Línguas) (2006-2009).

Membro da equipa da Comissão de Coordenação do Programa Nacional de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico (PNEP) (2006-2010).

Coordenação de equipa portuguesa da European Research Network on Learning to Write Effectively (ERN-LWE) – COST (European agency for Cooperation in the field of Scientific and Technological research) ACTION IS0703 [http://www.cost-lwe.eu/spip.php?rubrique39] 2009-2012

Coordenadora do projeto nacional PROTEXTOS (Ensino da Produção Textual no Ensino Básico) (Ref. PTDC/CPE-CED/101009/2008 & COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-009134) (2010-2013)

Coordenadora da equipa da Universidade de Aveiro do Projeto Internacional InterWriting – I ESCRITURA EM TEMPO E ESPAÇO REAL. Estudo contrastivo com alunos brasileiros e portugueses recém-alfabetizados – Projeto de Cooperação Internacional Luso-Franco-Brasileiro (2014 – 2016), Coordenado por Eduardo Calil (Brasil) Edital UNIVERSAL – MCTI/CNPq No 14/2013 MAIO 2013- Processo 473765/ (2013 – 2016)

8. Organização de Reuniões Científicas Nacionais e Internacionais

Membro da Comissão Organizadora (com Ana de Sousa, Célio Augusto, Cristina Sá, Edviges Antunes Ferreira, Paulo Feytor Pinto) do 5.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, “Como pôr os alunos a trabalhar? Experiências formativas na aula de Português”. Aveiro, UA, 29-31 de janeiro de 2003.

Membro da Comissão Organizadora (com António Neto Mendes, Gabriela Portugal, Isabel Martins, Fernanda Couceiro e Ofélia Libório) do 1.º Simpósio Nacional de Educação Básica” Aveiro, UA, 13-14 de novembro de 2003.

Membro da Comissão Organizadora do Congresso Bienal da CPLP para a Língua Portuguesa. Viseu, 19-21 de abril de 2004.

Presidente da Comissão Organizadora do 1.º Encontro Nacional de Oficinas de Escrita no Ensino de Línguas. Aveiro, UA, 28 e 29 de outubro de 2004.

Membro da Comissão Organizadora do Seminário (28 de Janeiro) e da Exposição (26 a 28 de Janeiro 2005) do Projecto LITTERA – Escrita, Reescrita, Avaliação – Um projecto integrado de ensino e aprendizagem do Português – Para a construção de uma alternativa viável – Fundação Calouste Gulbenkian – DDTE, UA.

Membro da Comissão Organizadora do II Encontro Nacional do PNEP, em parceria com a DGIDC/ME. Aveiro, UA, DE, 20-21 de março de 2009.

Membro da Comissão Organizadora do IV Seminário El Aula, Universidade do Minho, setembro de 2009.

Coordenadora do IV Encontro de Reflexão sobre o Ensino da Escrita/ II Encontro Nacional de Oficinas de Escrita. Aveiro, UA, 16-17 de outubro de 2009.

Co-coordenadora da Comissão Organizadora do I Encontro do LEIP – “Ensinar Português hoje: problemas e desafios”. Aveiro, UA, 8 de julho de 2011.

Membro da Comissão Organizadora do Academic Writing in Higher Education, Lisboa, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 10 de julho de 2012.

Coordenadora da Comissão Organizadora do Academic Writing in Higher Education Across Countries, Aveiro, ISCAA-UA, 16 de julho de 2012.

Coordenadora de vários Seminários de investigação, realizados, mensalmente, no âmbito do Projeto Protextos. Aveiro, Universidade de Aveiro, ano de 2012.

Coordenadora da Comissão Organizadora do V Encontro Internacional de Reflexão sobre a escrita. Protextos: um Projeto para o Ensino, Formação e Aprendizagem da Produção Textual PTDC/CPE-CED/101009/2008). Aveiro, Universidade de Aveiro, 4-6 de julho de 2013.

9. Responsável de Programas de Formação Contínua desenvolvidos na UA

Título

Responsável

(eis)

Referência

Ano(s) letivo(s)

N.º de horas

Ação A1 – Programa Nacional de Ensino do português no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Luísa Álvares Pereira

(UA)

CCPFC/ACC-54606/08 (válida até: 15/12/2011)

2007/2008

204h

Ação A1 – Programa Nacional de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Luísa Álvares Pereira

(UA)

CCPFC/ACC-61333/08 (válida até: 09/11/2012)

2008/2009

142h

Ação A1 – Programa Nacional de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Luísa Álvares Pereira

(UA)

CCPFC/ACC-61333/08 (válida até: 09/11/2012)

2009/2010

142h

Ação A2 – Programa Nacional de Ensino do português no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Luísa Álvares Pereira

(UA)

CCPFC/ACC-54605/08 (válida até: 15/12/2011)

2008/2009

60h

Ação A2 – Programa Nacional de Ensino do português no 1.º Ciclo do Ensino Básico”

Luísa Álvares Pereira

(UA)

CCPFC/ACC-61349/08 (válida até: 09/11/2012)

2009/2010

60h

Programa Nacional de ensino de Português (PNEP) – 1.º Ciclo – Acompanhamento e Aprofundamento da Formação de Formadores Residentes

Luísa Álvares Pereira

(UA)

CCPFC/ACC-54962/09 (Válida até 19/01/2012)

2007/2008

70h

Programa Nacional de ensino de Português (PNEP) – 1.º Ciclo – Acompanhamento e Aprofundamento da Formação de Formadores Residentes

Luísa Álvares Pereira

(UA)

CCPFC/ACC-54962/09 (Válida até 19/01/2012)

2008/2009

70h

Programa Nacional de ensino de Português (PNEP) – 1.º Ciclo – Acompanhamento e Aprofundamento da Formação de Formadores Residentes

Luísa Álvares Pereira

(UA)

CCPFC/ACC-54962/09 (Válida até 19/01/2012)

2009/2010

70h

O ensino do Português: mudança de práticas

Inês Cardoso e Luísa Álvares Pereira (UA)

CCPFC/ACC-53859/08 (válida até: 06/10/2011)

2010/2011

25h

O Laboratório gramatical na aula de Língua

Luísa Álvares Pereira e Inês Cardoso

(UA)

CCPFC/ACC-64951/10 (válida até 25/11/2013)

2010/2011

50h

Colaborar em práticas de ensino de competências de escrita: que possibilidades de desenvolvimento profissional?

Luísa Álvares Pereira

(UA)

CCPFC/ACC-53859/08 (válida até: 06/10/2011)

2009/2010

75h

compoesia.com – Oficina de Poesia2

Luísa Álvares Pereira

(UA)

CCPFC/ACC-62612/10 (válida até: 31/03/2013)

2010/2011

25h

Dos Sons às Letras

Luísa Álvares Pereira

(UA)

CCPFC/ACC-62592/10 (válida até: 29/03/2013)

2010/2011

25h

Ler e escrever o texto narrativo no Ensino Básico

Luísa Álvares Pereira

(UA)

CCPFC/ACC- 62746/10

(válida até: 23/04/2013)

2010/2011

50h

O ensino da escrita em diferentes disciplinas

Luísa Álvares Pereira e Luciana Graça

(UA)

CCPFC/ACC-72412/12 (Válida até: 20/11/2015)

2012/2013

50h

Sequências de ensino de géneros escritos

Mariana Pinto e Luísa Álvares Pereira

CCPFC/ACC/7049/12

2011/2012

50h

V Encontro Internacional de reflexão sobre a escrita – Protextos: um projeto para o ensino, formação e aprendizagem da produção textual”

Luísa Álvares Pereira, Emília Amor, Luciana Graça, Célia da Graça Lopes, Maria Manuel Santos, Mariana Pinto, Graça Trindade, Madalena Relvão

(CCPFC/ACC- 72360/12)

2013/2014

25h

10. Dinamização de Ações de Formação junto das escolas (exemplos)

2000-2001 (julho) – (Boas) Práticas de Leitura e Escrita (ação de formação?), no âmbito do Programa FOCO, promovida pelo Sindicato dos Professores da Madeira, no Funchal, com a duração de 35 horas.

2001-2002 (junho) – Dinamização de uma ação de formação, em Oliveira de Frades, intitulada “As atividades de leitura e de Escrita nas áreas curriculares não linguísticas”.

2002-2003 (janeiro) – Dinamização de uma ação de formação, na Universidade de Aveiro, para Professores Cooperantes da Prática Pedagógica no âmbito de um Programa de Formação Contínua – 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB), intitulada “A escrita como eixo estruturador do ensino e aprendizagem da língua no 1.º ciclo do EB” (30 participantes).

2002-2003 (maio) – Dinamização de uma ação de formação, na Escola Secundária de Esmoriz, para professores, intitulada “O ensino da Escrita” (10 participantes).

2002-2003 (junho) – Dinamização de uma ação de formação, na Escola Secundária da Rebordosa, intitulada “Didáctica renovada da Escrita” (50 participantes).

2005 (11-15 de abril) – Participação no desenvolvimento de atividades culturais da “Semana da Biblioteca”, no Agrupamento de Escolas de S. Bernardo.

2005 (abril) – Ação de formação para Professores Cooperantes da Prática Pedagógica da Universidade de Aveiro, com a duração de 6 horas, sobre “A escrita e a reescrita no 1.º Ciclo”).

2006 (janeiro a fevereiro) – Dinamização de uma oficina de formação, com Flora Azevedo, intitulada “Ensinar a escrever – oficina em sala de aula”, no âmbito da Formação de Professores – Estratégias e recursos para uma aprendizagem de sucesso – promovido pela Areal Editores, em Braga (com duração de 7h), Aveiro (com duração de 7h) e Porto (com duração de 7h).

2006 (09 de janeiro) – Dinamização do debate “Diálogos em torno da Educação”, com a comunicação intitulada “Aprendizagem e desenvolvimento da escrita ao longo do Ensino Básico”, no Auditório da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), em Lisboa, a convite da DGIDC.

2006 (16 de fevereiro) – Colaboração na Sessão de Formação intitulada Diz-me como lês, dir-te-ei como és – Literacias – orientações e Práticas, no âmbito do Projeto CAL, organizada pelo Centro de formação das Escolas de Gondomar, apoiado pelo Ministério da Educação e integrado no PRODEP III, Auditório Municipal de Gondomar.

2008-2009 (de 18 de outubro de 2008 a 10 de julho de 2009) - Formadora responsável da Oficina de Formação (75 horas) “Colaborar em práticas de ensino de competências de escrita: que possibilidades de desenvolvimento profissional?” (CCPFC/DC-7551/08; CCPFC/ACC – 53859/08), de, enquadrada no Projeto “Línguas e Educação: construir e partilhar a formação”, com Inês Cardoso, Ana Luísa Oliveira e Maria José Loureiro.

2009 (Janeiro) – Dinamização de uma oficina de formação, com Inês Duarte, intitulada “Desenvolvimento de competências de escrita”, organizado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em Lisboa, com a duração de 3 horas.

2009 (maio) – Orientadora da ação de formação, com Emília Amor, para professores de Língua Portuguesa no Luxemburgo, intitulada “O Novo Acordo Ortográfico e o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa”, com a duração de 9 horas.

2010 (22 de maio) – Dinamização da ação “Entre Formação e Didática da Escrita: dispositivos de ensino e processos formativos”, com Inês Cardoso, Aurora Cerqueira, Betina Martins, Fátima Gomes, Rosa Balseiro e Teresa Correia, na sessão de formação “Línguas e Educação: construir e partilhar a formação” (duração de 3 horas), na Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, Ílhavo.

2010 (12-13 de julho) – Dinamização de uma oficina de formação, a convite, com Inês Cardoso, no Colóquio “Educação e Mudança: desafios e oportunidades”, organizado pelo Centro de Formação Castro Daire/Lafões, que decorreu nos dias 12 e 13 de julho na Escola Básica de Vouzela.

2013 (4 a 6 de julho) Formadora responsável no Curso de formação (25 horas) “V Encontro Internacional de reflexão sobre a escrita – Protextos: um projeto para o ensino, formação e aprendizagem da produção textual” (CCPFC/ACC- 72360/12), com Inês Cardoso, Emília Amor, Luciana Graça, Célia da Graça Lopes, Maria Manuel Santos, Mariana Pinto, Graça Trindade, Madalena Relvão, ministrado a professores dos grupos 110, 200, 210, 220, 230, 300, 310, 320, 330, 340, 350, 400, 410, 420, na Universidade de Aveiro – ação no âmbito do projeto “Protextos – Ensino da Produção de Textos no Ensino Básico”.