O membro do grupo ProTextos, Lúcia Lemos , irá apresentar tese de Doutoramento, no dia 15 de dezembro de 2023, às 10h, no Anfiteatro Carlos Borrego, Departamento de Ambiente e Ordenamento, Universidade de Aveiro.
15.º EMDA | Sequência de ensino do género relatório de investigação: relato de uma experiência em contexto de ensino superior
As investigadoras do CIDTFF Inês Cardoso (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e coordenadora do Grupo ProTextos) e Mariana Oliveira Pinto (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém) dinamizam o 15.º Encontro Mensal sobre Discurso Académico (EMDA), subordinado ao tema “Sequência de ensino do género relatório de investigação: relato de uma experiência em contexto de ensino superior”.
A sessão é aberta, sem obrigatoriedade de inscrições, e será transmitida em direto, no dia 23 de outubro de 2023, no canal da ESECS-Politécnico de Leiria do YouTube, onde ficará acessível para visualização, a par com site do evento.
Os Encontros Mensais sobre Discurso Académico são uma iniciativa do Grupo de Trabalho DPDA do CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra e ESECS-Politécnico de Leiria, e realizam-se na segunda quarta-feira de cada mês, entre as 18h00 e as 19h30 (hora de Portugal Continental), com a duração de 1h30m. Para mais informações sobre cada edição dos EMDA, consulte a Agenda para 2023.

Aula aberta “A escrita na aprendizagem da leitura”
O grupo ProTextos organiza, pelas 10h00 do próximo dia 24 de outubro de 2023, na Escola Superior de Educação do Politécnico de Santarém, uma aula aberta com a Inácia Santana, subordinada ao tema “A escrita na aprendizagem da leitura”.
Inácia Santana é professora de 1.º Ciclo aposentada, leciona Didática do Português e acompanha estágios de 1.º Ciclo no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB no ISPA. Faz formação contínua de professores no âmbito do Movimento da Escola Moderna, Associação de Professores de que é associada.
Aula aberta a toda a comunidade académica.

Workshop “A escrita criativa na (aprendizagem de uma) língua estrangeira”
22 fevereiro, 2023 | 14h30 – 16h00 | Sala 2.3.12, Departamento de Línguas e Culturas, Universidade de Aveiro
A investigadora Rosa Oliveira, membro do Grupo ProTextos, dinamizou no dia 22 de fevereiro de 2023, no departamento de línguas e culturas, o workshop “A escrita criativa na (aprendizagem de uma) língua estrangeira”.
O evento foi organizado no âmbito do Projeto Línguas e Aprendizagens, com o apoio do Centro de línguas, literaturas e culturas (CLLC) do Departamento de Línguas e Culturas (DLC) e do Grupo ProTextos, do qual a professora Rosa Oliveira é membro.
Oficina de escrita académica com Vera Lúcia Cristóvão
23 maio, 2022 | Auditório 1, ESE-IPSantarém
mais em: https://siese.ipsantarem.pt/ese/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=7053

Estágio de pós-doutoramento de Vera Lúcia Lopes Cristóvão

Vera Lúcia Lopes Cristóvão, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), realizará um estágio pós-doutoral no CIDTFF, no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, entre 24 de janeiro e 24 de julho, sob a supervisão das investigadoras Luísa Álvares Pereira e Inês Cardoso (CIDTFF).
A investigação em desenvolvimento intitula-se “Divulgação Científica nas Ciências da Linguagem”, e tem como principais objetivos: i) construir um modelo didático de géneros de Textos de Divulgação Científica (TDC) na grande área da Linguística e subárea da Linguística Aplicada; ii) mapear TDC , usando as medias podcasts, blogs e vídeos para o YouTube, evidenciando seus elementos constitutivos para disseminação das ciências da linguagem; e iii) analisar resultados iniciais do consumo de TDC (de podcasts, blog e vídeos) por estudantes e por professores da Educação Secundária/Ensino Médio em Portugal e no Brasil. Pretende-se contribuir com os TDC para sensibilização às Ciências da Linguagem.
Durante a estadia de 3 meses, a investigadora estará envolvida com procedimentos relativos aos três objetivos, com análises de dados e escrita dos artigos que serão submetidos a periódicos brasileiros e portugueses.
Estágio de doutoramento de Emmy Gonzaléz Lillo
Emmy González Lillo, doutoranda do Programa de Doctorado en Traducción y Ciencias del Lenguaje da Universitat Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha), estará no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, em estágio internacional entre 1 de fevereiro e 30 de abril, sob a supervisão das investigadoras Luísa Álvares Pereira e Inês Cardoso (CIDTFF).
A estadia com duração de 3 meses será dedicada ao desenvolvimento de tarefas relacionadas com o projeto de doutoramento intitulado “Collaborative writing: online text production by an undergraduate team”, nomeadamente:
1. a realização de uma revisão bibliográfica de crenças sobre escrita colaborativa online e implementação da metodologia “Problem-Based Learning”;
2. a análise das percepções dos estudantes e professores sobre o processo de escrita colaborativa e a construção de questões de investigação;
3. e o planeamento e implementação de uma sequência pedagógica que resolva as dificuldades dos estudantes quando produzem um texto colaborativo online no âmbito da Problem-Based Learning.
Livro | Teaching and Learning Portuguese in Canada: Multidisciplinary Contributions to SLA Research and Practice
O livro editado pelos investigadores Inês Cardoso (CIDTFF) e Vander Tavares, encontra-se disponível na Amazon, e teve o seu evento de lançamento divulgado no Facebook pela editora Boavista Press, no passado dia 3 de abril, 2021.
Livro sinaliza ensino da língua portuguesa no vasto Canadá
(fonte: Notícias ao Minuto)
O ensino e aprendizagem da língua portuguesa no Canadá são retratados num livro que pretende “congregar investigação muito dispersa” num “território canadiano muito vasto”, disse à agência Lusa um dos autores da obra.
“Não há ainda muita investigação especificamente na área do português. Era importante congregar os contributos que já existem, não só pelo avanço da área especificamente no português, mas também pelo contributo para o ensino de segundas línguas, estrangeiras, línguas de herança”, afirmou Inês Cardoso.
Comunidade escolar de Ovar partilhou “Histórias da minha família” no Museu Júlio Dinis
(fonte: ETC e TAL jornal)
Decorreu no dia 4 de junho no auditório do Museu Júlio Dinis em Ovar a apresentação dos trabalhos elaborados pelos alunos de diferentes ciclos de ensino do Agrupamento de Escolas de Ovar (AEO) no âmbito do projeto coordenado por Rosa Oliveira “Histórias da minha família”, que reuniu docentes e familiares das crianças participantes através de atividades desenvolvidas durante o ano letivo.
Um projeto “diferente”, como realçou a Vereadora da Educação do Município de Ovar, Ana Cunha, que disse estar a acompanhar há um ano, e “hoje viemos ver o seu desenvolvimento”, manifestando-se por isso feliz por este envolvimento da comunidade escolar e educativa.