Para informação mais atualizada e detalhada, consultar os perfis dos “Membros” – CV online (Ciência Vitae e/ou Orcid). Nesta página, apenas algum histórico e destaques.
Barbeiro, L. F., Álvares Pereira, L., Calil, E., & Cardoso, I. (2022). Termos metalinguísticos e operações de natureza gramatical na escrita colaborativa dos alunos do ensino básico. Tejuelo, 35(2), 45-76 [DOI: https://doi.org/10.17398/1988-8430.35.2.45. [Indexada na SCOPUS, ICI, EBSCO, Thomson Reuters, ERIHPLUS, CARHUSPlus, Latindex, DOAJ, MLA, Dialnet, RESH, Sherpa Romeo, CIRC, Dulcinea, ISOC, REDIB, MIAR, DICE, REBIUN, REDinED, FECYT, IRESIE]
Carvalhais, L., Limpo, T., Álvares Pereira, L. (2021). The Contribution of Word-, Sentence-, and Discourse-Level Abilities on Writing Performance: A 3-Year Longitudinal Study. Frontiers in Psychology, 12, 668139. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2021.668139.
Barbeiro, L. F., Pereira, L. A., Coimbra, R. L., & Calil, E. (2020). Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade. Revista Portuguesa de Educação, 33(2), 71-94.
Graça, L. (2020). Saberes em (trans)formação contínua: uma abordagem metodológica na análise das práticas de formação para o ensino da escrita. Calidoscópio, 18, 2, pp. 460-476
Pinto, M. O. (2020). Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escrita. ReVEL, edição especial, v. 18, n. 17, 110-125.
Cardoso, I., Lopes, C. G., Pereira, L. Á. & Ferreira, J. (2019). A relação com a escrita ao longo da escolaridade básica: imagens fixadas ou flexíveis? Contributos do grupo ProTextos. APP, Palavras – revista em linha, 2-2019, 35-54.
Coimbra, R. L., Pereira, L. Á., & Cardoso, I. (2019). A progressão na escrita de fábulas: estudo longitudinal no Ensino Básico. Indagatio Didactica, Vol. 11 (1), 49-68.
Calil, E. & Pereira, L. Á. (2018). “Early Recognition of Spelling Problems in Stories Invented by Two Nearly Literate Pupils: When and How They Happen”. Alfa, v.62, n1, p. 87-120. (doi: 10.1590/1981-5794-1804)
Cardoso, I.; Pereira, L. Á., Lopes, C. da G. & Lopes, R. P. A. P. (2018). Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal. Educação em Revista, n.º 34. Belo Horizonte. ( doi:10.1590/0102-4698180899)
Carvalho, J. A. B., Barbeiro, L. F., Pereira, L. Á., Cardoso, I. & Calil, E. (2018). As vozes e perspetivas dos aprendentes no âmbito da investigação sobre a escrita. Revista Portuguesa de Educação, 31(2), 132-152. DOI: 10.21814/rpe.14278
Pereira, L. Á., Coimbra, R. L. & Calil, E. (2018). “Os Títulos de Contos que Crianças (re)Contam: Uma “poética” da brevidade sem a angústia da influência”. Forma Breve, n.º 14, pp. 617-630.
Santos, E. d. S., Calil, E.; Pereira, L. Á. & Coimbra, R. L. (2018). “Diversidade e densidade lexical em textos escritos por alunos recém-alfabetizados: um estudo descritivo de produções individuais e em díades”. Calidoscópio, Vol. 16, n. 1, p. 25-32. (doi: 10.4013/cld.2018.161.03).
Pereira, L. Á., Pereira, L. C. & Cardoso, I. (2017) Práticas de Leitura Literária no 1.º Ciclo do Ensino Básico Para a compreensão do agir docente em Portugal. Letras e Letras 33(2), 229-254. (ISSN: 1981-5239). (doi: 10.14393/LL63-v33n2a2017-10)
Siopa, C. & Pereira, L. Á. (2017). Escrever português como segunda língua: perceções e experiências de aprendizagem de estudantes universitários. Indagatio, 9(4), 351-366. ISSN: 1647-3582
Pinto, M. & Pereira, L. Á. (2016) Escrever para aprender no ensino básico: das conceções dos professores… às práticas dos alunos. Revista Portuguesa de Educação, 29 (2), 109, 139.
Pereira, L. Á. & Cardoso, I. (2015). A Relação dos Adolescentes com a Escrita Extracurricular e Escola – Inclusão e Exclusão por via da escrita. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n(54.1), 79-107, jan./jun.2015.
Barbeiro, L., Pereira, L. Á, & Carvalho, J. A. B. (2015). Writing at Portuguese Universities – Students’ perceptions and Practices. Journal of Academic Writing. Vol. 5 Nº 1 Spring 2015, 74-85.
Cardoso, I. & Pereira, L. Á. (2015). Le rapport à l’écriture extrascolaire et scolaire : une étude menée auprès d’adolescents. Revue canadienne de linguistique appliquée/ Canadian Journal of Applied Linguistics : Vol. 18, n. º 2, 28-44. (ISSN: 1920-1818).
Cardoso, I. & Pereira, L. Á. (2015).A relação dos adolescentes com a escrita extraescolar e escolar – inclusão e exclusão por via da escrita. Trabalhos em Linguística Aplicada, Vol. 54, n.º 1, 79-107. (ISSN: 0103-1813).
Graça, L. & Pereira, L. Á. (2015). O trabalho do professor na aquisição da escrita do artigo de opinião: o caso da sequência didáctica/The teaching work in the acquisition of the writing of an opinion article: the case of a didactic sequence. Educação e linguagem. (ISSN 1415-9902).
Graça, L., Pereira, L. Á. & Dolz, J. (2015). Resistências e obstáculos na formação contínua de professores: um estudo de caso sobre o ensino da escrita em diferentes disciplinas. Estudos Linguísticos/Studies Linguistics, 10, 263-282 (ISSN: 1647-0346).
Moura, I., Pereira, L. Á. & Coimbra, R. L. (2015). Ortografia e produção textual: estudo de caso no sistema de ensino português. Indagatio Didactica (ISSN: 1647-3582), v. 7, n.º 4, pp- 62-86.
Amaro, A., Moreira, A. & Pereira, L Á. (2014) Curucucu©: suporte à produção narrativa de crianças dos 8 Aos 10 Anos. Indagatio Didática.
Cardoso, I. & Pereira, L. Á. (2014). Inovar no ensino da língua: a construção de uma relação positiva com a escrita. Revista Órbita Pedagógica, Vol. I, Nº. 2, Marzo-Agosto (ISSN 2409-0131).
Cardoso, I. & Pereira, L. Á. (2014). A relação de adolescentes com a escrita: potencialidades didáticas de uma oficina sobre a escrita realizada em contexto escolar. Indagatio Didactica, vol. 6 (4), dezembro 2014 (ISSN: 1647-3582).
Graça, L. & Pereira, L. Á. (2014). A (re)escrita colaborativa: potencialidades e limites, na aula de língua. NUPEM. ISSN 2175-7429.
Graça, L. & Pereira, L. Á. (2014). Os efeitos da introdução de uma nova ferramenta de ensino nas práticas docentes em sala de aula – o caso de uma sequência didática/The effects of the introduction of a new teaching tool in teaching practices in the classroom – the case of a didactic sequence. Horizontes. ISSN 2318-1540.
Graça, L. & Pereira, L. Á. (2014). O contributo da entrevista de autoconfrontação (didática) no conhecimento do trabalho do professor. Indagatio, 6(2), 38-48. (ISSN: 1647-3582).
Graça, L. & Pereira, L. Á. (2014). A sinopse: uma ferramenta metodológica para analisar a prática docente. Indagatio, 6(2), 49-72 (ISSN: 1647-3582).
Pereira, L. Á. & Graça, L. (2014). Conceções sobre a escrita académica de estudantes do Ensino Superior. Raído, 8(16), 125-139. ISSN: 1982-629X.
Pereira, L. Á., Graça, L. & Carnin, A. (2014) Modelos de formação para o ensino da escrita em Portugal e no Brasil. Revista da Faeeba. Salvador da Baía: UNEB.ISSN: 01047043.
Cardoso, I. & Pereira, L. Á. (2013). Duas faces da escrita: quando produzir textos na escola (não) faz sentido. Pátio – Ensino Fundamental, 66, Ano XVII, 10-13 (ISSN: 2179-0248).
Pereira, L. Á. & Cardoso, I. (2013). Produire un article d’opinion en langues: Exemple d’un dispositif didactique. Synergies Portugal. Revue de sciences humaines de promotion du dialogue international entre les disciplines, les langues et les cultures, N. º1. GERFLINT, 163-174.
Correia, J. A., Pereira, L. Á. & Vaz, H. (2012). Políticas educativas e modos de subjectivação da profissão docente. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, 42(146), maio-agosto, 388-407 (ISSN: 0100-1574).
Coimbra, R. L. (2012). O conto infantil no anúncio publicitário em Portugal: Estratégias linguísticas e pictóricas. Forma Breve n.º 9 Conto Interpolado. Ciclo de contos (ISSN 1645-927x), pp. 45-60.
Ferrão Tavares, C. & Pereira, L. Á. (2012). Apresentação: Literacias académicas multimodais. Intercompreensão – Revista de Didáctica das Línguas, 16, 5-9 (ISSN: 0872-3893).
Ferreira, J., Barbeiro, L. F. & Pereira, L. Á. (2012). Blogue – suporte, estratégia, género textual? – um estudo preliminar. Palavras. (ISSN: 0870-7499).
Pereira, L. Á, & Costa, N. (2012). Dicionário crítico da educação – Didática. Presença Pedagógica, 8(106), 66-72 (ISSN: 1413-1862).
Pereira, L. Á. & Graça, L. (2012). O trabalho com a escrita na escola: modos de (des)envolvimento e propostas de didactização nos 1.ºs ciclos de ensino. Exedra, número temático, dezembro 2012, 271-283 (ISSN: 1646-9526).
Rodrigues, L. C. & Pereira, L. Á. (2010). Uma proposta para a promoção da competência de síntese a partir de várias fontes em contexto académico. OPDES, Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior, 8, 5-20. (URL: http://issuu.com/ndsim/docs/n8miolo-v5) (ISSN: 1647-032X).
Silva, A. A., & Sá-Chaves, I. (2010). Supervisão: dos novos saberes básicos dos alunos e das novas competências dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Indagatio Didactica, vol. 2 (2). CIDTFF: Aveiro, ISBN 1647-3582.
Graça, L., & Pereira, L. Á. (2009). Le rôle des outils didactiques dans la construction de l’objet enseigné. Le cas d’une séquence didactique du texte d’opinion. Travail et Formation en Education – revue européenne interdisciplinaire de recherche, 3. (URL: http://tfe.revues.org/index839.html) (ISSN: 1760-8597).
Graça, L., & Pereira, L. Á. (2009). Trabalho docente, objecto ensinado e ferramenta de ensino – uma tríade em (inter)acção sob análise. Estudos Linguísticos/Studies Linguistics, 3, 257-268 (ISSN: 1647-0346).
Pereira, L. Á., Cardoso, I., & Graça, L. (2009). For a definition of the teaching/learning of writing. L1: Research and action. L1 – Educational studies in language and literature, 9(4), 87-123 (ISSN: 1567-6617 – print; 1573-1731 – online).
Pinho, A., Pereira, L. Á., Moreira, A. & Loureiro, M. J. (2009). Reading, Annotation and Production of an Argumentative Text Written by Higher Education Students in a Blended-learning Situation. L1 – Educational studies in language and literature, 9(4), 141-167 (ISSN: 1567-6617).
Barbeiro, L. & Pereira, L. Á. (2008). As dimensões do processo e do contexto no ensino da escrita. Intercompreensão – Revista de Didáctica das Línguas, 14, 111-127 (ISSN: 0872-3893).
Pereira, L. Á. & Graça, L. (2008). Saber escrever… para narrar através de uma sequência didáctica (1º ciclo de escolaridade do Ensino Básico). Palavras, 33, 87-94 (ISSN: 0870-7499).
Rodrigues, L. C. & Pereira, L. Á. (2008). Dificuldades de Síntese da Informação Escrita: a pertinência de uma didáctica do escrito no Ensino Superior. Palavras, 33, 27-35 (ISSN: 0870-7499).
Cardoso, M. I., & Pereira, L. Á. (2007). A relação dos alunos com a escrita (extra-) escolar – uma experiência de investigação. Aprender 31. Comunicação e Educação. Educar para os Media, 94-109.
Pereira, L. Á. & Graça, L. (2007). Saber escrever… textos informativos no 1.º ciclo: uma sequência didáctica. Palavras, 32, 95-106 (ISSN: 0870-7499).
Graça, L., & Pereira, L. Á. (2006). Écrire ensemble pour mieux (re) écrire. Caractères, 24, 49-56 (ISSN: 1377-3755).
Graça, L. & Pereira, L. Á. (2005). Inovar no ensino da escrita – 1. Algumas determinantes de sucesso no ensino da língua. Palavras, 28, 49-63 (ISSN: 0870-7499).
Pereira, L. Á., & Albuquerque, F. (2005). Le texte littéraire à l’école primaire au Portugal: Programmes, projets, théories et pratiques. Repères – Recherches en didactique du français langue maternelle (Nouvelle Série) – Les frontières de la littérature telle qu’elle s’enseigne, 32, 123-158 (ISSN: 0755-7817).
Alarcão, I., Andrade, A. I., Moreira, A., Sá, C. M., Pereira, L. Á. et al.(2004). Percursos de consolidação da Didáctica de Línguas em Portugal. Análise de estudos realizados no âmbito das unidades de investigação, subsidiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), na área das Ciências da Educação. Investigar em Educação. Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 3, 237-302 (ISSN: 1645-7587).
Pereira, L. Á. (2004). Didáctica, Letramento e Formação de Professores. Pátio, Leitura e escrita em questão, 29, 57-60 (ISSN: 1518-305X).
Pereira, L. Á. (2004). Ler e escrever na escola «primeira» (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textos. Calidoscópio, 2, 43-47 (ISSN: 1679-8740).
Pereira, L. Á. (2004). A língua escrita no 1.º (s) Ciclo(s) do Ensino Básico – para uma definição de esquemas didácticos em ensino da produção de escritos e leitura. Intercompreensão – Revista de Didáctica das Línguas, 11, 49-59 (ISSN: 0872-3893).
Pereira, L. Á. (2004). O trabalho com a leitura e a escrita na Escola Básica – entre os (meros) exercícios escolares e uma (autêntica) formação de leitores e produtores de textos. Palavras, 25, 25-36 (ISSN: 0870-7499).
Pereira, L. Á. (2002). Aprender a escrever e trabalho do sujeito. De fio a pavio na construção da razão gráfica. Aprender – Revista da Escola Superior de Educação de Portalegre, 26, 49-54 (ISSN: 0871-1267).
Pereira, L. Á. (2001). A formação de Professores para o ensino da escrita. Revista Portuguesa de Formação de Professores, 1, 85-96 (ISSN: 1645-0099X).
Pereira, L. Á. (2001). Os excluídos da Escrita Escolar. Outras razões para o Joãozinho (não) saber escrever. Educação, Sociedade e Culturas, 15, 99-115 (ISSN: 0872-7643).
Pereira, L. Á. (2001). Os Textos Literários na Aula de Português Língua Estrangeira ou a necessária invenção da estranheza em Didáctica das Línguas. Cadernos de Português Língua Estrangeira, 1, 45-62 (ISSN: 1645-3034).
Pereira, L. Á. (2001). Viver a Escrita em Português. Noesis, 59, 41-44 (s/ ISSN).
Pereira, L. Á. (2000). A escrita do ‘Diário de Leituras’ – porque há razões para a escrileitura que a razão escolar desconhece. Palavras, 18, 19-33 (ISSN: 0870-7499).
Pereira, L. Á. (2000). Revista(s) da palavra de Carlos Queiroz. Contribuindo para o conhecimento da poética presencista. Revista da Universidade Fernando Pessoa, 5, 27-44 (ISSN: 0873-8181).