Em curso:
Pós-Doutoramento
Ana Almeida da Silva (2016 – …), Supervisão, formação e didática da escrita no 1º CEB: as práticas dos alunos e as práticas de mediação do professor, UA.
Teresa da Costa, Ensinar a sintetizar a partir de várias fontes no Ensino Superior: estratégias de articulação com os conteúdos de uma unidade curricular.
Doutoramentos
Maria Teresa Dias, A leitura literária e a escrita de ficção – efeitos de um programa de intervenção – Área de Didática e Desenvolvimento Curricular, UA.
Narciso Montanha Narciso, Os Géneros Textuais nos Manuais de Ensino Básico em Moçambique: questões culturais e desenvolvimento das competências linguística e comunicativa – Ciências da Linguagem
Lúcia Gomes Lemos, O desenvolvimento da escrita argumentativa numa sequência de ensino do texto de opinião no 3.º ciclo do ensino básico – Educação, Ramo de Didática e Desenvolvimento Curricular
Tatiana Braz Pereira, A articulação entre a competência metalinguística e o domínio da escrita argumentativa: um estudo de caso a partir de uma abordagem de base genológica e reflexiva de ensino – Ciências da Linguagem
Concluídos:
Pós-Doutoramento
Luciana Manuela de Almeida Graça, O ensino da escrita no ensino superior: para uma aprendizagem da escrita de géneros textuais específicos do contexto universitário, na área de Didática, UA.
Anna Arregi Martinez . Escrita e formação de professores. Área de Didática. Universidade de San Sebastian, País Basco.
Maria Inês Almeida Cardoso, Reconstruir o ensino da escrita: potencialidades de uma comunidade de desenvolvimento profissional, na área de Didática, UA.
Lucinea Aparecida de Rezende, Vivências teórico-práticas de leitura e o construir de um desenho curricular, Universidade de Estudos Londrinos (UEL), Brasil.
Doutoramentos
Conceição Siopa, Para uma modelização didática da escrita académica: a recensão crítica em português língua segunda. Didática e Desenvolvimento Curricular, UA, 2020
Célia da Graça Lopes, Escrita e TIC: práticas escolares e extraescolares no ensino básico. Área de Multimédia em Educação, UA, 2019.
Maria Manuel Oliveira Santos, O ensino precoce da escrita: o ditado ao adulto mediado por sequências didáticas com recurso ao quadro interativo. Área de Multimédia em Educação, UA, 2018.
Helena Maria Cardoso Carvalho Borges, Entre o pensar e o sentir, as tecnologias, o ensino e a aprendizagem do texto poético. Didática da Língua, UA, 2015.
José Manuel da Costa Ferreira, A Web 2.0 e a escrita no Ensino Básico. Multimédia em Educação, UA, 2014
Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte de Veiga, Escrever para aprender: estratégias didáticas, textos e práticas . Didática e Formação – Ramo de Didáctica e Desenvolvimento Curricular, UA, 2014
Maria de Fátima Alves Mesquita, Avaliação do desempenho docente e supervisão pedagógica: um estudo de caso num de escolas. UA, 2014
Luciana Manuela de Almeida Graça, O papel das ferramentas didácticas nas práticas docentes de escrita. A análise do objecto ensinado numa sequência didáctica do texto de opinião no Ensino Básico. Área de Didática, UA, 2010
Ana Filipa Almeida da Silva, Novos saberes básicos dos alunos, novas competências dos professores: um estudo no âmbito da supervisão da formação de professores do 1º ciclo do ensino básico na Universidade de Aveiro. UA, 2009
Maria Inês Almeida Cardoso, A relação com a escrita extra-escolar e escolar. Um estudo no Ensino Básico. Área de Didática, UA, 2009
Ana Maria Teixeira Soares Ferreira, Traduzindo Mundos: Os mortos na Narrativa de Mia Couto. Área de Literatura, UA, 2007.
Mestrados
Filipa Fidalgo Reis, Escrita colaborativa e competência metalinguística: um estudo com alunos do 2.º ano, UA, 2018.
Vitória Sofia Tomé Silva, Os textos produzidos no 1º ciclo: estudo longitudinal, , UA, 2017.
Daniela da Silva Rodrigues, A escrita colaborativa na produção de narrativas no 2º ano de escolaridade, UA, 2016.
Tiago João Vitório das Neves, A escrita colaborativa de textos narrativos: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade, UA, 2016.
Margarida Maria Carvalho Rodrigues Cortesão, O ensino de Poesia com Quadro Interativo. Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico, UA, 2012.
Inês Soares de Moura, Ortografia e produção textual em diferentes níveis do Ensino Básico, UA, 2012.
Filomena Maria da Costa Rocha, A produção de textos dramáticos na educação básica: em estudo com alunos do 4º ano, UA, 2007
Paula Alexandra de Azevedo Rodrigues Carvalho, Estrutura da narrativa e abordagem da lecto-escrita no 1º ciclo, UA, 2007
Sónia Cláudia Ferreira Pereira, Efeitos de uma Sequência Didáctica em textos escritos no 1.º Ciclo do Ensino Básico: O relato, na área de Línguas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, UA, 2007.