Inês Cardoso

11

Atualmente, é Professora Assistente Convidada na Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção Aveiro-Norte (ESAN) – Universidade de Aveiro – e Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria.

Licenciada em ensino de Português, Latim e Grego (2004) pela Universidade de Aveiro, e doutorada em Didática (2009), na mesma instituição, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, tem lecionado, em Portugal (nos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e no Ensino Superior) e no estrangeiro, bem como prosseguido investigação, inclusivamente no contexto de um Pós-Doutoramento (FCT, 2009-2013). Tem atuado também na formação inicial e contínua de professores, em Portugal, no Brasil e no Canadá, país este onde foi, de outubro de 2013 a junho de 2019, “Sessional Assistant Professor”, docente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, em Portuguese and Luso-Brazilian Studies, na York University, em Toronto.

Os seus principais interesses, visíveis na sua atividade científica e na coautoria na produção de materiais didáticos, centram-se na Didática do Português como língua materna e não materna, Didática da Escrita e formação de professores. A relação dos sujeitos com a escola e o saber, e com a língua – sobretudo com a escrita escolar e extraescolar – interessa-lhe particularmente, não só pelo potencial contributo na conceção de dispositivos didáticos que atendam à complexidade destas “relações”, favorecendo o (des)envolvimento, mas também pelas possibilidades da escrita como promotora de desenvolvimento pessoal e profissional.

É membro fundador e coordenadora do grupo “ProTextos: Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos” desde novembro de 2019. Tem estado envolvida em projetos de investigação nacionais e internacionais, como “European Research Network on Learning to Write Effectively” e integra o Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”.

 

ORCID (algumas publicações)