Inês Cardoso

11

Inês Cardoso é, desde outubro de 2013, “Sessional Assistant Professor”, docente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, em Portuguese and Luso-Brazilian Studies, York University, Canadá.

Licenciada em ensino de Português, Latim e Grego pela Universidade de Aveiro, e doutorada em Didática, na mesma instituição, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, tem lecionado e prosseguido investigação, inclusivamente no contexto de um Pós-Doutoramento (FCT, 2009-2013). Tem atuado também na formação inicial e contínua de professores, em Portugal, no Brasil e no Canadá.

Os seus principais interesses, visíveis na sua atividade científica e coautoria na produção de materiais didáticos, centram-se na Didática do Português (língua materna/não materna), Didática da Escrita e formação de professores. A relação dos sujeitos com a escrita escolar e extraescolar interessa-lhe particularmente, pelo potencial contributo no desenvolvimento de dispositivos didáticos, além das possibilidades da escrita como promotora de desenvolvimento pessoal e profissional.

É membro fundador do grupo “ProTextos: ensino e aprendizagem da escrita de textos” e tem estado envolvida em projetos de investigação nacionais e internacionais, como “European Research Network on Learning to Write Effectively”. Integra o Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”.