Inês Cardoso

11

Atualmente, é Sessional Assistant Professor, Docente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, na secção de Portuguese Studies, lecionando disciplinas de Português aos níveis de iniciação, intermédio e avançado, no Department of Languages, Literatures and Linguistics, na Faculty of Liberal Arts & Professional Studies, York University – Toronto, Canadá.

Licenciada em ensino de Português, Latim e Grego, desde 2004, pela Universidade de Aveiro (UA), e doutorada, em 2009, em Didática, sob a orientação científica de Luísa Álvares Pereira, na mesma instituição, e com o financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), com um trabalho intitulado A relação com a escrita extra-escolar e escolar. Um estudo no Ensino Básico.

Tem lecionado Português no Ensino Básico (2.º e 3.º ciclos) e desenvolvido investigação no contexto de um projeto de Pós-Doutoramento, em Educação, com financiamento da FCT, no Departamento de Educação da UA, orientada por Luísa Álvares Pereira e Ana Isabel Andrade.

De entre os seus atuais interesses de investigação/formação/ensino, salientam-se os seguintes:

  • Didática do Português como língua materna e não materna, estrangeira e de herança
  • Didática da Escrita
  • Relação com o saber
  • Relação com a escrita escolar e extraescolar
  • Formação de Professores no ensino da Escrita
  • Materiais didáticos
  • Progressão na produção de géneros de textos escritos e orais

É membro do grupo “PROTEXTOS – Ensino da produção de textos” e é (co-)autora de publicações como:

  1. Cardoso, I. & Pereira, L. Á. (2013). Duas faces da escrita: quando produzir textos na escola (não) faz sentido. Pátio – Ensino Fundamental, n.º 66, Maio/Julho 2013.
  2. Pereira, L. Á., & Cardoso, I. (Coord.). (2013). Reflexão sobre a escrita. O ensino de diferentes géneros de textos. Aveiro: UA Editora. ISBN: 978-972-789-358-4.
  3. Pereira, L. Á., Cardoso, I. (Coord.). (2013). Atividades para o ensino da língua: Produção escrita. Cadernos PNEP 3. Aveiro: UA Editora.
  4. Pereira, L. Á., Cardoso, I., & Loureiro, M. J. (2012). Classroom teaching of writing throughout schooling. In M. Torrance, D. Alamargot, M. Castelló, F. Ganier, O. Kruse, A. Mangen, L. Tolchinsky & L. V. Waes (Eds.), Learning to Write Effectively: Current trends in European Research (pp. 130-133): Emerald Group Publishing Limited.
  5. Pereira, L. Á. & Cardoso, I. (2011). Ensinar a escrever com os Novos Programas de Português. 2.º Ciclo do Ensino Básico. Porto: ASA. ISBN: 978-989-23-1523-2.
  6. Pereira, L. Á., Aleixo, C., Cardoso, I., & Graça, L. (2010). The teaching and learning of writing in Portugal: The case of a research group. In C. Bazerman, R. Krut, K. Lunsford, S. McLeod, S. Null, P. M. Rogers & A. Stansell (Eds.), Traditions of Writing Research (pp. 58-70). Oxford, UK: Routledge. ISBN: 978-0-415-99338-8.