José Ferreira

Ze

Atualmente é docente de Português (Grupo 300), na Escola secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia).

Licenciado em Humanidades, desde 1994, pela Universidade Católica de Viseu, mestrado em Estudos Históricos Europeus, em 2003, pela Universidade de Évora, e doutorado, em Multimédia em Educação, em 2014, pela Universidade de Aveiro (UA), sob a orientação científica de Luís Barbeiro e Luísa Álvares Pereira.

Tem lecionado Português nos Ensinos Básico (2.º e 3.º ciclos) e Secundário e é membro do grupo “PROTEXTOS – Ensino da produção de textos”, do Departamento de Educação da UA, coordenado por Luísa Álvares Pereira.

De entre os seus atuais interesses de investigação/formação/ensino, salientam-se os seguintes:

  • Didática da Escrita
  • Práticas de ensino e aprendizagem
  • Formação de Professores no ensino da Escrita

 É coautor das publicações:

(2015) O Blogue e as práticas de escrita no Português, In Gomes, M. J., Osório, A. J., Valente, L. (org). Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação. Universidade do Minho, Braga, pp. 419-433.

(2010) Blogue – suporte, estratégia, género textual?, In Costa, F. A., Cruz, E., Viana, J. (org) I Encontro Internacional TIC e Educação, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, pp. 135-140.

Apresentou as seguintes comunicações:

O Blogue e as práticas de escrita no Português, In Gomes, M. J.; Osório, A. J.; Valente, L. (org). Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação. Universidade do Minho, Braga, pp. 419-433. Apresentada a 15 de maio de 2015.

A Web 2.0 e a escrita no 3.º CEB, V Encontro Internacional de Reflexão sobre a escrita – Protextos: um projeto para o ensino, formação e aprendizagem da produção textual, que decorreu nos dias 4, 5 e 6 de julho de 2013 na Universidade de Aveiro.

 Blogues na Educação no âmbito da Língua Portuguesa, Projectos TIC na Educação: âmbito, compromissos e parcerias – Encontro Regional do Centro de Competências TIC da Universidade de Aveiro, Aveiro, 12 e 13 de novembro de 2010.