Betina Martins

Betina

Licenciada pela Universidade de Aveiro em Ensino de Português – Francês, com Mestrado em Educação: Área de Supervisão Pedagógica em Ensino do Português, em 2009, pela Universidade do Minho, com a dissertação em investigação-ação “O quê, como e para que escrevem os alunos no portefólio em Português? Contributos para o estudo de uma associação didática entre o Contrato de Leitura e a Oficina de Escrita no Ensino Secundário.”

É formadora em Didáticas Específicas (Português-Francês), pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Foi Orientadora de Estágio de Francês do Centro Integrado de Formação de Professores da Universidade de Aveiro durante cinco anos e orientadora do Núcleo de estágio de Português – Espanhol do Ramo de Formação Educacional da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra durante dois anos. É professora do terceiro ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário no Agrupamento de escolas de Esgueira, Secundária Dr Jaime Magalhães Lima, desde 1989 e professora cooperante da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada I e II da Universidade de Aveiro, desde 2013.

Os seus interesses de investigação concentram-se na didática do Português, na didática da escrita e da avaliação e escrita na formação de professores. Colabora no projeto/grupo «Protextos Ensino da Produção de Textos» desde 2009, tem participado nos Encontros de Reflexão sobre o Ensino da Escrita e de Oficinas de Escrita; é co autora, com Aurora Cerqueira, do artigo Transformar práticas de ensino da escrita: autorreflexão e erro, na publicação da UA, coordenada pela Professora Doutora Luísa Álvares Pereira e a Doutora Inês Cardoso, em 2013, Reflexão sobre a escrita. O Ensino de diferentes géneros de textos.