Atualmente, é PQE do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, de Aveiro, no qual leciona a disciplina de Português nos 10.º e 12.º anos de escolaridade.
Licenciada em ensino de Português-Francês, desde 1987, pela Universidade de Aveiro (UA), e mestre, em 2001, em Didática de Línguas, sob a orientação científica de Ana Isabel Andrade, na mesma instituição, com um trabalho intitulado A integração em contexto escolar dos alunos com Português língua não materna: um estudo das representações e conhecimento dos professores.
Tem lecionado Português nos 3.º ciclo do Ensino Básico e do ensino secundário.
De entre os seus atuais interesses de investigação/formação/ensino, salientam-se os seguintes:
- Didática do Português como língua materna
- Didática da Escrita
- Didática da Oralidade
- Formação de Professores no ensino da Escrita e da Oralidade
- Materiais didáticos
- Progressão na produção de géneros de textos escritos e orais
É membro do grupo “PROTEXTOS – Ensino da produção de textos” e é co-autora da publicação:
Cerqueira, A. & Martins, B. (2013) (trans)formar práticas de ensno da escrita: autorreflexão e erro. In Pereira, L. Á., & Cardoso, I. (Coord.). (2013). Reflexão sobre a escrita. O ensino de diferentes géneros de textos. (pp. 145-179). Aveiro: UA Editora. ISBN: 978-972-789-358-4.