Célia Lopes

Atualmente, é docente do 1º Ciclo (Grupo 110), do Quadro do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, em São João da Madeira, Coordenadora do Departamento do 1º Ciclo, Colaboradora do IAVE como Formadora e Supervisora da Classificação das Provas de Avaliação Externa do 1º Ciclo e membro da Secção de Formação e Monitorização do Centro de Formação das Terras de Santa Maria.

Exerceu funções de formadora no Centro de Formação da Universidade de Aveiro (UINFOC e UNAVE), IAVE e no Centro de Formação  das Terras de Santa Maria.

Concluiu o Curso do Magistério Primário de Faro, em 1987, o Complemento de Formação Científica e Pedagógica para professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com especialização em Língua Portuguesa, pela Universidade Aberta de Lisboa, em 2001.

É Pós – Graduada em Administração Escolar, pelo Instituto Superior Dom Afonso III (INUAF), em Loulé, no ano de 2003 e  Mestre em Ciências da Educação – Supervisão – Especialização em Ensino Básico – 1.º Ciclo, pela Universidade do Algarve, em 2007.

Encontra-se a frequentar o doutoramento em Multimédia em Educação, tendo como orientadora a Professora Doutora Luísa Álvares Pereira e como coorientadora a Professora Doutora Inês Cardoso.

É Formadora Acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Braga, com o n.º de registo CCPFC/RFO-24618/08, nas seguintes áreas e domínios: B01 Administração Escolar, B05 Educação em (Multimédia), B11 Pedagogia e Didática, B15 Tecnologia e Comunicação Educativa, C04 Didática Geral, C15 Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática), C16 Tecnologias Educativas (Meios Audiovisuais), C17 Tecnologias Educativas (Multimédia), C22 Práticas de Administração Escolar; B01 Administração Educacional; C04 Didática Geral e C22 Práticas de Administração Escolar.

Tem um Certificado de competências Digitais, obtido no âmbito do Sistema de Formação e de Certificação em Competências TIC para docentes, por Certificação por reconhecimento de percurso formativo, em 2 de junho de 2010.

É membro do grupo “PROTEXTOS – Ensino da produção de textos”, do Departamento de Educação da UA, coordenado por Luísa Álvares Pereira, desde 2009.

De entre os seus atuais interesses de investigação/formação/ensino, salientam-se os seguintes:

  • Didática da Escrita
  • Práticas de ensino e aprendizagem
  • A escrita e as TIC
  • Formação de Professores no ensino da Escrita e nas TIC