Célia Lopes

Atualmente, é docente do 1º Ciclo (Grupo 110), do Quadro do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, em São João da Madeira, Coordenadora do Departamento do 1º Ciclo, Colaboradora do IAVE como Supervisora da Classificação das Provas Finais de Português do 4º Ano e membro da Secção de formação e monitorização do Centro de Formação das Terras de Santa Maria.

Exerceu funções de formadora no Centro de Formação da Universidade de Aveiro (UINFOC e UNAVE) e no Centro de Formação  das Terras de Santa Maria.

Concluiu o Curso do Magistério Primário de Faro, em 1987, o Complemento de Formação Científica e Pedagógica para professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com especialização em Língua Portuguesa, pela Universidade Aberta de Lisboa, em 2001.

É Pós – Graduada em Administração Escolar, pelo Instituto Superior Dom Afonso III (INUAF), em Loulé, no ano de 2003 e  Mestre em Ciências da Educação – Supervisão – Especialização em Ensino Básico – 1.º Ciclo, pela Universidade do Algarve, em 2007.

Encontra-se a frequentar o doutoramento em Multimédia em Educação, tendo como orientadora a Professora Doutora Luísa Álvares Pereira e como coorientadora a Professora Doutora Inês Cardoso.

É Formadora Acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Braga, com o n.º de registo CCPFC/RFO-24618/08, nas seguintes áreas e domínios: B01 Administração Escolar, B05 Educação em (Multimédia), B11 Pedagogia e Didática, B15 Tecnologia e Comunicação Educativa, C04 Didática Geral, C15 Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática), C16 Tecnologias Educativas (Meios Audiovisuais), C17 Tecnologias Educativas (Multimédia), C22 Práticas de Administração Escolar; B01 Administração Educacional; C04 Didática Geral e C22 Práticas de Administração Escolar.

Tem um Certificado de competências Digitais, obtido no âmbito do Sistema de Formação e de Certificação em Competências TIC para docentes, por Certificação por reconhecimento de percurso formativo, em 2 de junho de 2010.

É membro do grupo “PROTEXTOS – Ensino da produção de textos”, do Departamento de Educação da UA, coordenado por Luísa Álvares Pereira, desde 2009.

De entre os seus atuais interesses de investigação/formação/ensino, salientam-se os seguintes:

  • Didática da Escrita
  • Práticas de ensino e aprendizagem
  • A escrita e as TIC
  • Formação de Professores no ensino da Escrita e nas TIC

É co-autora das publicações:

  • Pereira, L. Á., Cardoso, I. (Coord.). (2013). Atividades para o ensino da língua: Produção escrita. Cadernos PNEP 3. Aveiro: UA Editora
  • Pereira, L.Á. & Cardoso, I. (Coord.). (2010). Atividades para o ensino da língua. Compreensão da Leitura. Cadernos PNEP. Aveiro: UA Editora

Comunicações de destaque:

  • Conference on Writing Research, de 27 a 29 de agosto de 2014, na Universidade de Amesterdão, na Holanda, com a comunicação: “Writing and the ICT: in-school and out of school writing practices in compulsory education in Portugal”
  • I Congresso Internacional sobre la Enseñanza de la Gramática, nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2014, na Universidade de Valência, com a comunicação “ O Laboratório gramatical como dispositivo didático para o ensino da gramática”.
  • XVI Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura, Didáctica del Espanõl/Lengua Extranjera: investigación, planificación académica y perspectivas de futuro. Nos dias 3, 4 e 5 de dezembro de 2013, na Universidade do Minho, com comunicação “A relação com a escrita escolar e extraescolar de alunos do Ensino Básico em Portugal.
  • V Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita – Protextos: um projeto para o ensino, formação e aprendizagem da produção textual, de 4 a 6 de julho, na Universidade de Aveiro, com a comunicação “Práticas de escrita escolar e extraescolar dos alunos do EB.
  • 9th Internacional Conference of the International Association for the Improvement of Mother Tongue Education, de 15 a 17 de junho de 2013, em Créteil, em França, com a comunicação com poster “Writing and the ICT: in school and out of school writing practices in compulsory education in Portugal”.
    • 2º Encontro Regional TIC & 1º CEB: Os Novos Desafios, organizado pelo ccTICua, que decorreu no dia 3 de março de 2012, na Covilhã, com a apresentação de uma comunicação – “Histórias Digitais”.
    • V Encontro de Língua Portuguesa nos Primeiros Anos de Escolaridade, que decorreu no dia 16 de Julho de 2010, na ESE de Lisboa, com a dinamização de uma Oficina Temática: “Práticas no âmbito da Compreensão da Leitura”.
    • Workshop Pré-Encontro do 8.º Encontro Nacional (6.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, que decorreu na Universidade do Minho, no dia 8 de Julho de 2010, em Braga, com a dinamização de uma Workshop: “Práticas no âmbito da Compreensão da Leitura”.