Inês Moura

InesMoura

 

 

Natural de Aveiro, encontra-se a realizar um Doutoramento em Educação na Universidade de Aveiro sob orientação científica de Luísa Álvares Pereira e de Rosa Lídia Coimbra. Obteve financiamento por parte da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em 2015 com o objetivo de desenvolver o seu projeto de Doutoramento intitulado “Competências de escrita no Ensino Básico – um estudo longitudinal num Agrupamento de Escolas.

Nasceu a 19 de agosto de 1988, licenciou-se em 1.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), recebeu uma bolsa de mérito pelo Instituto Politécnico de Coimbra pelo ano letivo 2008/2009 e concluiu o Mestrado em Didática no ano de 2012, na Universidade de Aveiro.

Desde a conclusão da licenciatura em 2010 tem dinamizado Atividades de Enriquecimento Curricular em Escolas do concelho de Aveiro e Covilhã, e ministrado formação na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) através do Programa Escolhas.

De entre os seus atuais interesses de investigação/formação/ensino, salientam-se os seguintes:

  • Didática da Escrita
  • Didática da Ortografia
  • Formação de Professores no ensino da Escrita

 

Colaborou em projetos como:

  • Oficina/ação de formação “Cooperar na Diversidade”;
  • IV Encontro Pedagógico do PETIz – Projeto Escola a Tempo Inteiro;
  • Encontro do LEIP – “Ensinar Português hoje: problemas e desafios” pela Universidade de Aveiro;
  • Curso de Formação de formadores para a Intercompreensão;
  • Congresso Internacional “A Europa das Nacionalidades – Mitos de origem: Discursos Modernos e Pós-modernos” com a comunicação intitulada “A Padeira de Aljubarrota – um mito glorioso contado a duas vozes”;
  • Formação “Partilhar Saberes” enquanto dinamizadora do Módulo “Boas Práticas – Concursos” pelo Projeto PETIz (Universidade de Aveiro);
  • III Encontro Internacional de Português & III Simpósio Internacional de Língua Portuguesa, onde apresentou uma comunicação intitulada “Ortografia e produção textual em diferentes níveis do Ensino Básico – um estudo de caso num Agrupamento de escolas de Aveiro”.