Fátima Mesquita

FatimaMesquita

Atualmente, é docente do 1º Ciclo – Grupo 110, do Quadro do Agrupamento de Escolas de Esgueira, concelho de Aveiro.

De formação académica possui:

- Doutoramento em Educação, em 2013, na Universidade de Aveiro, com a Tese intitulada “Avaliação do Desempenho Docente e Supervisão Pedagógica: um estudo de caso num agrupamento de escolas”;

- Mestrado em Análise Social e Administração da Educação, em 2006, na Universidade de Aveiro, com a Dissertação intitulada “Lógicas de Comunicação do Conselho Executivo num Agrupamento de Escolas”;

- Licenciatura em Educação – Curso de Qualificação para o exercício de outras Funções Educativas na Área de Administração Escolar e Administração Educacional, Porto, Instituto Superior de Educação e Trabalho, em 2002;

- Curso do Magistério Primário, Escola do Magistério Primário de Coimbra, em 1986.

É membro do grupo “PROTEXTOS – Ensino da produção de textos”, do Departamento de Educação da UA, coordenado por Luísa Álvares Pereira, desde setembro de 2013.

Foi membro da equipa do Projeto de investigação da Universidade de Aveiro sobre Avaliação do Desempenho Docente – ADDin – “ Avaliação do desempenho docente: compreendendo a sua complexidade para a tomada de decisões fundamentadas na investigação”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com a referência PTDC/CPE-CED/104786/2008.

É Supervisora Cooperante da Universidade de Aveiro desde 2008, inicialmente no âmbito da disciplina da Prática Pedagógica do 4º ano da Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo e posteriormente no Mestrado em Educação Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico – Prática Pedagógica Supervisionada B1 (PPS B1);

É Formadora Acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Braga, com o n.º de registo CCPFC/RFO-29302/11, nas seguintes áreas e domínios:

B01 Administração Educacional; B02 Avaliação; B09 Organização do Sistema Educativo; C10 Práticas de Avaliação do Rendimento Escolar; C22 Práticas de Administração Escolar.

De entre os seus atuais interesses de investigação/formação/ensino, salientam-se os seguintes:

• Didática do Português como língua materna

• Didática da Escrita

• Didática da Oralidade

• Formação e Supervisão de Professores no ensino da Escrita e da Oralidade

• Progressão na produção de géneros de textos escritos e orais.