Maria Manuel Santos

 

Maria Manuel Santos é professora do 1º CEB e de Educação Especial no Agrupamento de Escolas de Vagos. Integra, desde o seu início, o Projeto de Investigação PROTEXTOS, do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Encontra-se a concluir o doutoramento em Multimédia em Educação na Universidade de Aveiro.  Desenvolve investigação no ensino da escrita e da leitura, a partir dos géneros textuais, com especial interesse pela fase inicial de aprendizagem. É também formadora da UNAVE (Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro) e do CFAECIVOB (Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Ílhavo, Vagos e Oliveira do Bairro). É ainda autora de manuais escolares e de livros para-escolares na Porto Editora.

Já colaborou nas seguintes publicações:

Afonso, C., & Santos, M. M. (2008). Transição para a vida activa de jovens com deficiência mental. In H. Serra (Ed.), Estudos em Necessidades Educativas Especiais: Domínio cognitivo. Serzedo – VNG: Edições Gailivro.

Sim-Sim, I., Ramos, C., & Santos, M. M. (2006). O Desenvolvimento da Consciência Fonológica e a Aprendizagem da Decifração. In I. Sim-Sim (Ed.), Ler e Ensinar a Ler. Porto: ASA Editores.

Sim-Sim, I., & Santos, M. M. (2006). O Ensino Inicial da Leitura. In I. Sim-Sim (Ed.), Ler e Ensinar a Ler. Porto: ASA Editores.